Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42963

Compartilhe esta página

Título: Análise de eficiência dos recursos públicos nas Unidades Básicas de Saúde em Caruaru.
Autor(es): RODRIGUES, Naialy Patricia
Palavras-chave: Eficiência organizacional; Análise de envoltória de dados; Cuidados primários de saúde; Saúde pública – Administração – Brasil
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: RODRIGUES, Naialy Patricia. Análise de eficiência dos recursos públicos nas Unidades Básicas de Saúde em Caruaru. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo a análise do nível de eficiência na utilização dos insumos públicos para a saúde nas unidades de Centro de Saúde/ Unidades Básicas de Saúde do município de Caruaru em 2019. Estabelecimentos esses, que prestam serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) para toda a população, de forma gratuita. Para atingir tal objetivo, foram adotados como métodos, uma análise quantitativa, utilizando-se da Análise Envoltória de Dados (DEA, do Inglês Data Envelopment Analysis) e do modelo Variable Return Scale (VRS ou BCC) orientado ao output, com uma divisão de dois clusters de forma arbitrária, seguindo os princípios da referencias bibliográfica, onde no primeiro grupo tem-se os estabelecimentos urbanos, e que, por sua vez, o segundo grupo é composto pelos estabelecimentos rurais. Os resultados encontrados por meio da análise de eficiência, relataram que no grupo das unidades urbanas, 23 DMUs foram eficientes de um total de 43 Decision Making Units (DMUs), já no grupo rural 11 estabelecimentos foram eficientes para um total de 19 unidades. Em relação às DMUs que não se mostraram eficientes foram identificados quais dos cinco inputs utilizados para a análise, ocorreram em folga, possibilitando que a unidade consiga trabalhar para a otimização destes a fim de conseguir as produções projetadas. Concluiu-se que, com a otimização de todos os insumos de todas as Unidades básicas de Saúde localizada na zona rural e urbana de Caruaru, seriam viabilizados 2.878 atendimentos odontológicos e 7.039 atendimentos ambulatoriais a mais do que foi produzido em 2019.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42963
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES, Naialy Patricia.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons