Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42944

Compartilhe esta página

Título: A gestão ordinária no Agreste Pernambucano das confecções: um olhar a partir do cotidiano das mulheres proprietárias de negócio em um centro de compras.
Autor(es): SILVA, Jéssica Pereira da
Palavras-chave: Administração comercial – Mulheres; Centros comerciais – Administração; Mulheres de negócio
Data do documento: 5-Mai-2021
Citação: Silva, Jéssica Pereira da. A gestão ordinária no Agreste Pernambucano das confecções: um olhar a partir do cotidiano das mulheres proprietárias de negócio em um centro de compras. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente trabalho pretende apresentar a gestão nos negócios ordinários, seu desenvolvimento, constituição e dinâmica atual, que ao se distanciar dos parâmetros gerencialistas nos permite observar, analisar e refletir sobre as novas formas de gestão presente em nosso cotidiano. Para esse estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, sendo realizadas 10 (dez) entrevistas semiestruturadas e do tipo indireta, com mulheres proprietárias de negócio num centro de compras do Agreste de Pernambuco, entre os meses de setembro e outubro de 2020. A pesquisa contou com um referencial teórico fundamentado nos diálogos de estudiosos como Carrieri, Perdigão e Aguiar (2014), para caracterizar a “gestão ordinária”, e estudiosas como Saffioti (1976), Scott (1992) e Hirata e Kergoat (2007), para tratar sobre a história das mulheres, suas contribuições para o desenvolvimento da sociedade e a abordagem de gênero. Os objetivos específicos da pesquisa discutem sobre a trajetória profissional das mulheres, o funcionamento da gestão nos espaços ordinários, enfatizando as estratégias e táticas usadas, e as dinâmicas de gênero dispostas nesse ambiente. Os resultados da pesquisa identificaram que as mulheres dirigem seus negócios com base em suas vivências, nos aprendizados e nas situações decorrentes das diversas faces das necessidades diárias. Assim, elas gerenciam seus negócios e desenvolvem sua subsistência tomando decisões e ressignificando suas perspectivas e saberes sobre os negócios ordinários.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42944
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jéssica Pereira da.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons