Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42936
Comparte esta pagina
Título : | A Tábua de Galton como ferramenta para ensino de fenômenos probabilísticos. |
Autor : | PEDROSA, Alana Azevedo |
Palabras clave : | Atividades criativas na sala de aula; Física (Ensino médio); Estatística; Ensino superior; Ferramentas – Probabilidades |
Fecha de publicación : | 23-dic-2020 |
Citación : | PEDROSA, Alana Azevedo. A Tábua de Galton como ferramenta para ensino de fenômenos probabilísticos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Resumen : | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de fenômenos aleatórios e probabilísticos fazendo uso da Tábua de Galton, tendo como foco principal a aplicação de experimentos como esse que são de fácil acesso e de baixo custo, para o ensino superior e médio. Através do uso de um protótipo da tábua, ficou evidenciado que alguns dos métodos estatísticos podem ser visualizados e, mediante os dados experimentais obtidos, ficou comprovado que a sua aplicabilidade pode ser realizada no ensino de disciplinas como a Física. Assim sendo, esta sistemática de levar a experimentação e a construção da mesma fica como parte importante na formação acadêmica na área de ciências e matemática, pois leva o aluno a investigar o fenômeno e ao final do experimento é possível analisar os resultados. Fica concluído que os resultados são coerentes com a teoria e que o protótipo da Tábua de Galton pode ser utilizado na sala de aula. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42936 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEDROSA, Alana Azevedo.pdf | 897,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons