Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42919

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorLINS, Catalyne Maria de Jesus-
dc.date.accessioned2022-02-18T13:28:35Z-
dc.date.available2022-02-18T13:28:35Z-
dc.date.issued2018-12-21-
dc.date.submitted2022-02-18-
dc.identifier.citationLINS, Catalyne Maria de Jesus. A elaboração do jogo Corrida Aromática no processo de aprendizagem do conteúdo de compostos aromáticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42919-
dc.description.abstractA maneira que são explanados os conteúdos de Química ainda hoje, na maioria das vezes, não desperta o interesse dos alunos, entre outros fatores, pelo uso das aulas expositivas tradicionais, muitas vezes dificultando o aprendizado do aluno. Por este motivo, o presente trabalho teve como propósito investigar como o jogo intitulado Corrida Aromática pode contribuir como uma estratégia metodológica para a consolidação do conhecimento referente ao conteúdo de compostos aromáticos. Este jogo foi elaborado no formato digital (PowerPoint® versão 2010), pois acredita-se que o uso de um jogo didático atrelado à tecnologia possa ajudar no desenvolvimento das habilidades dos alunos, contribuindo para o aprendizado do conteúdo, bem como mostrar que é possível produzir um jogo digital sem ser necessário ter conhecimentos específicos na área da computação. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco – CAA, com os alunos matriculados na disciplina de Química Orgânica II (2018.1) do curso de Química – Licenciatura. A coleta de dados consistiu no uso de anotações, videogravação e questionário com o intuito de conhecer a opinião dos alunos em relação à metodologia utilizada. Foi possível observar ao final da pesquisa que o jogo Corrida Aromática se mostrou relevante como ferramenta auxiliar na consolidação do conhecimento dos alunos, promovendo a compreensão do conteúdo de compostos aromáticos através de uma ferramenta lúdica. Assim o jogo também possibilitou o desenvolvimento de habilidades e competências, como a resolução mais rápida das questões, a concentração durante o jogo, além da interação em cada equipe, devido à liberdade que um jogo didático digital possibilita.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica orgânica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCompostos aromáticospt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectJogos para computadorpt_BR
dc.titleA elaboração do jogo Corrida Aromática no processo de aprendizagem do conteúdo de compostos aromáticos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9272111367046971pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxThe way in which Chemistry contents are explained even today, most of the time, does not arouse students’ interest, among other factors, by the use of traditional lectures, often hindering student learning. For this reason, the purpose of this work was to investigate how the game Aromatic Racing can contribute as a methodological strategy for the consolidation of knowledge regarding the content of aromatic compounds. This game was developed in digital format (PowerPoint® version 2010), as it is believed that the use of an educational game tied to technology can help in the development of students' skills, contributing to the learning content as well as show that it is possible to produce a game without having specific knowledge in computing. The research was developed at the Federal University of Pernambuco - CAA, with students enrolled in the discipline of Organic Chemistry II (2018.1) of the Chemistry graduation course. Data collection consisted of the use of annotations, videotape and questionnaire in order to know the students' opinions regarding the methodology used. It was possible to observe at the end of the research that the Aromatic Racing game proved to be relevant as an auxiliary tool in the consolidation of students' knowledge, promoting the understanding of the content of aromatic compounds through a playful tool. Thus, the game also allowed the development of skills and competences, such as faster resolution of questions, concentration during the game, and interaction in each team, due to the freedom that a digital didactic game makes possible.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LINS, Catalyne Maria de Jesus.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons