Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42896

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Larissa Lopes Pereira da-
dc.date.accessioned2022-02-16T20:17:42Z-
dc.date.available2022-02-16T20:17:42Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.date.submitted2022-02-16-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Larissa Lopes Pereira da. Análise dos erros cometidos na resolução de problemas de álgebra por alunos do 3º ano do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42896-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, que tem por objetivo analisar os principais tipos de erros relacionados à álgebra, a partir das concepções de álgebra de Usiskin (1995), em questões resolvidas por alguns alunos do 3º ano do Ensino Médio. Foi aplicado um questionário envolvendo questões de Álgebra Funcional, Álgebra Equacional, Álgebra Estrutural e Aritmética Generalizada, selecionadas em provas do SAEPE, ENEM e SSA, dos anos de 2015 a 2017, com 27 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública no município de Passira – PE, a fim de analisar e categorizar os erros cometidos por esses alunos a partir do modelo empírico de categorização de erros de Movshovitz-Hadar, Zaslavsky e Inbar (1987). Incialmente buscou-se trazer um pouco dos aspectos históricos da álgebra, apresentamos o que afirma os documentos curriculares sobre o ensino de álgebra na educação básica, trazemos o que afirma Ribeiro e Cury (2015) e Santos (2014) sobre o ensino da álgebra e sobre a perspectiva do erro trouxemos Torre (2007) e Sanmarti (2009), a fim de apresentar o papel do erro dentro da sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem de matemática. A partir disso, pudemos identificar que a principal dificuldade dos alunos em resolver problemas de álgebra se da a incompreensão dos dados fornecidos na questão, sendo esse um dos fatores, entre os demais que serão apresentados, que justificam os erros cometidos por esses alunos.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebra - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebra - Históriapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Análise de errospt_BR
dc.titleAnálise dos erros cometidos na resolução de problemas de álgebra por alunos do 3º ano do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4294424863542012pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents the results of a qualitative research, which aims to analyze the main types of errors related to algebra, from Usiskin's (1995) conceptions of algebra, in questions solved by some students of the 3rd year of High School. A questionnaire involving questions of Functional Algebra, Equation Algebra, Structural Algebra and Generalized Arithmetic, selected in SAEPE, ENEM and SSA, from the years 2015 to 2017, was applied, with 27 students from the 3rd year of high school in a public school in the in order to analyze and categorize the errors committed by these students from the empirical model of error categorization of Movshovitz Hadar, Zaslavsky and Inbar (1987). Initially we tried to bring some of the historical aspects of algebra, we present what the curricular documents affirm about the teaching of algebra in basic education, we bring what affirms Ribeiro and Cury (2015) and Santos (2014) on the teaching of algebra and on the perspective of error we have brought Torre (2007) and Sanmarti (2009) in order to present the role of error within the classroom in the process of teaching and learning mathematics. From this, we were able to identify that the main difficulty of students in solving algebra problems is the incomprehension of the data provided in the question, being one of the factors, among others that will be presented, that justify the errors committed by these students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Maria Larissa Lopes Pereira da.pdf1,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons