Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42886

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS NETO, Mario Rodrigues dos-
dc.contributor.authorSILVA, John Elton Adelino da-
dc.date.accessioned2022-02-16T15:50:10Z-
dc.date.available2022-02-16T15:50:10Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.date.submitted2022-02-16-
dc.identifier.citationSILVA, John Elton Adelino da. De deslocados a descolados: como uma cultura subjugada tornou-se uma das maiores potências de consumo mundial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42886-
dc.description.abstractComo uma das principais influências no Comportamento do Consumidor, a cultura é um fenômeno complexo que se refere ao compartilhamento de um conjunto de costumes e significados mantidos coletivamente, muitos dos quais são internalizados pelo indivíduo, tornando-se parte de sua personalidade e influenciando suas transações com o ambiente social e físico, auxiliando-o a se comunicar, interpretar e expressar suas prioridades, padrões, princípios e o modo como percebe o mundo ao seu redor. A subcultura nerd, como a cultura dominante, tem valores, símbolos, normas, práticas linguísticas específicas, sanções e hierarquias, sendo compartilhada pelos membros por meio da participação em eventos, grupos informais, interações online e consumo de mídia pop. Este trabalho explora os desenvolvimentos culturais e tecnológicos por trás da transição do rótulo nerd como insultos de escola para um termo global de identidade pessoal e coletiva. Além disso, faz parte dos estudos que utilizam como abordagem a Consumer Culture Theory (CCT), definida como um grupo de análises que aborda as relações dinâmicas entre as ações do consumidor, o mercado e os significados culturais (ARNOULD & THOMPSON, 2005). Para atender aos objetivos desta pesquisa quali-quanti, primeiramente foi desenvolvido um referencial teórico e uma revisão bibliográfica com artigos acadêmicos, fontes virtuais da Internet e trabalhos de diferentes autores, com o objetivo de proporcionar uma melhor compreensão do contexto. Em seguida, o método survey foi utilizado, com a produção de um questionário que coletou dados de uma população representada por consumidores de entretenimento pop e produtos caracterizados como nerds. Além disso, 8 entrevistas foram realizadas a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram processados e analisados de forma descritiva e demonstraram o notável crescimento do público nerd ao longo dos anos, especialmente na participação feminina. Após a coleta, realizou-se o tratamento dos dados cruzando informações estudadas da fundamentação teórica, além de gráficos, quadros e tabelas, contribuindo para a conclusão da pesquisa. O estudo constatou a importância do público nerd, indivíduos antes estereotipados e considerados inadequados socialmente, mas que hoje são vistos como consumidores fiéis, participativos, ligados à suas paixões na construção de sua identidade e criadores de tendências, além de essenciais na sociedade de consumo atual.pt_BR
dc.format.extent413p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCultura e tecnologiapt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.titleDe deslocados a descolados: como uma cultura subjugada tornou-se uma das maiores potências de consumo mundial.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3557303189888297pt_BR
dc.description.abstractxAs one of the main influences on consumer behavior, culture is a complex phenomenon that refers to the sharing of a set of customs and meanings maintained collectively, many of which are internalized by the individual, becoming part of his personality and influencing his transactions with the social and physical environment, helping you to communicate, interpret and express your priorities, standards, principles and the way you perceive the world around you. The nerd subculture, like the dominant culture, has values, symbols, norms, specific language practices, sanctions and hierarchies, being shared by members through participation in events, informal groups, online interactions and consumption of pop media. This work explores the cultural and technological developments behind the transition from the nerd label as school insults to a global term of personal and collective identity. Furthermore, it is part of the studies that use the Consumer Culture Theory (CCT) as an approach, defined as a group of analyzes that addresses the dynamic relationships between consumer actions, the market and cultural meanings (ARNOULD & THOMPSON, 2005). To meet the objectives of this quali-quanti research, a theoretical framework and a bibliographic review were first developed with academic articles, virtual Internet sources and works by different authors, in order to provide a better understanding of the context. Then, the survey method was used, with the production of a questionnaire that collected data from a population represented by consumers of pop entertainment and products characterized as nerds. In addition, 8 interviews were conducted using a semi-structured script. The data were processed and analyzed in a descriptive manner and demonstrated the remarkable growth of the nerd public over the years, especially in female participation. After the collection, the data were processed by crossing information studied from the theoretical foundation, in addition to graphs, charts and tables, contributing to the conclusion of the research. The study found the importance of the nerd public, individuals previously stereotyped and considered socially inadequate, but who are now seen as loyal, participatory consumers, linked to their passions in building their identity and creating trends, in addition to being essential in today's consumer society.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, John Elton Adelino da.pdf9,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons