Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42844

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS NETO, Mario Rodrigues dos-
dc.contributor.authorLIMA, Graciano de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-02-14T20:13:40Z-
dc.date.available2022-02-14T20:13:40Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.date.submitted2022-02-14-
dc.identifier.citationLIMA, Graciano de Oliveira. Qualidade do serviço no setor de saúde: uma aplicação do Servqual numa clínica de fisioterapia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42844-
dc.description.abstractNo Brasil o setor com maior participação no PIB é o de serviços, nesse contexto torna-se evidente que o mercado nesta área apresenta uma alta competitividade, soma-se a isso uma preocupação cada vez maior do brasileiro com temas voltados a área de saúde. O objeto desse estudo, uma clínica de serviços de fisioterapia, se encaixa nesse mercado, além de participar de um segmento que vem apresentando crescimento nos últimos anos. Como forma de se destacar e sobreviver neste mercado as organizações podem focar em melhorar a qualidade dos seus serviços, os estudos mostram que serviços de qualidade tem como consequência a fidelidade do cliente, e um cliente fiel defende e propaga para outros amigos, isso se traduz em maior lucro e reputação. Para este fim foi realizado um estudo quantitativo exploratório descritivo, tendo como finalidade a mensuração da qualidade dos serviços da clínica Fisiocorpos. Os dados foram colhidos entre abril e maio de 2019, com a aplicação de questionário baseados no modelo Servqual, método já consagrado na avaliação da qualidade de serviços onde se compara as expectativas com a percepção de itens relevantes da organização. Como forma de análise de dados empregou-se modelos estatísticos. Após a aplicação e análise dos dados, conclui-se que a clínica estudada apresenta um ótimo nível de qualidade nos serviços prestados, alguns itens superando as expectativas dos seus usuários, como é o caso da aparência dos profissionais, o serviço individual oferecido, os prazos prometidos, os horários de funcionamento entre outros.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiços de promoção da saúde - Fisioterapiapt_BR
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectServiços ao cliente - qualidadept_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.titleQualidade do serviço no setor de saúde: uma aplicação do Servqual numa clínica de fisioterapia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3557303189888297pt_BR
dc.description.abstractxIn Brazil, the sector with the largest share of GDP is services, in this context it becomes evident that the market in this area is highly competitive, adding to this an increasing concern of the Brazilian with themes related to health. the object of this study, a physiotherapy services clinic, fits into this market, in addition to participating in a segment that has been showing growth in recent years. As a way to stand out and survive in this market, organizations can focus on improving the quality of their services, studies show that quality services have as a consequence customer loyalty, and a loyal client defends and propagates to other friends, this translates in greater profit and reputation. For this purpose, a descriptive exploratory quantitative study was carried out, aiming at measuring the quality of the services of the Fisiocorpos clinic. The data were collected between April and May 2019, with the application of a questionnaire based on the Servqual model, a method already established in the evaluation of the quality of services where the expectations are compared with the perception of relevant items of the organization. As a form of data analysis, statistical models were used. After applying and analyzing the data, it was concluded that the clinic studied presented an excellent level of quality in the services provided, some items surpassing the expectations of its users, such as the appearance of professionals, the individual service offered, deadlines hours, among others.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Graciano de Oliveira.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons