Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4284
Título: As tendências ao desenvolvimento sustentável no manejo do babaçu pelas comunidades rurais do Estado do Maranhão
Autor(es): Linhares Cavalcante Barbieri, Ana
Palavras-chave: Babaçu;Agroextrativistas;Antagonismos;Economia;Manejo sustentável
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Linhares Cavalcante Barbieri, Ana; José de Arroxelas Galvão, Olímpio. As tendências ao desenvolvimento sustentável no manejo do babaçu pelas comunidades rurais do Estado do Maranhão. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: A palmeira de babaçu está no contexto das florestas do estado do Maranhão e faz parte do processo de geração de renda e sobrevivência das comunidades rurais do Estado. O objetivo do presente trabalho foi analisar o manejo sustentável da palmeira de babaçu pelas comunidades rurais do Maranhão, no qual foram consideradas as questões peculiares do extrativismo do local, desde os problemas de concentração de terras, conflitos, antagonismos e desorganizações sociais e econômicas assim como o processo de articulação e mobilização dos grupos de agroextrativistas na reestruturação das suas bases sociais e econômicas cujas iniciativas inovadoras e transformadoras permitiram ganhos nos segmentos sociais e econômicos sem o comprometimento das condições ambientais e viceversa. O trabalho fez o levantamento da importância do babaçu na história da economia do estado do Maranhão, seu apogeu econômico até a desaceleração da economia com o fechamento da maioria das indústrias de processamento do babaçu restando somente cinco firmas no cenário maranhense e as implicações deste processo em relação às comunidades rurais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4284
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5908_1.pdf2,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.