Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42838

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorSILVA, Jailson Francisco da-
dc.date.accessioned2022-02-14T15:24:35Z-
dc.date.available2022-02-14T15:24:35Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.date.submitted2022-02-11-
dc.identifier.citationSILVA, Jailson Francisco da. Uma análise de resolução de problemas probabilísticos de uma turma do terceiro ano do ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42838-
dc.description.abstractNosso trabalho teve como foco verificar quais as dificuldades que os alunos do terceiro ano do ensino médio têm em resolverem problemas probabilísticos. Para isso elaboramos um questionário com cinco questões e aplicamos com 37 alunos de uma escola estadual situada em Gravatá-PE. Escolhemos os conceitos de Batanero (2005) para dar embasamento na nossa análise. Percebemos um conceito recorrente no decorrer da atividade que foi o laplaciano, todos sem exceção exploraram esse conceito. Vimos também que o ensino de probabilidade é pouco explorado na educação básica. Dados apontados pelos os alunos revelaram que ao se tratar de espaço amostral de um evento estão restritos a dados e moedas. Foi notório vermos que eles chegam no final da educação básica sem terem domínio de alguns conceitos de probabilidade, mas esse fato deve ao pouco contato que tiveram no decorrer da trajetória escolar, visto que a maioria até afirmam terem visto, mas salientam que lembram muito pouco dessas aulas. Em nossa atividade na qual envolvia situação de aleatoriedade, união de eventos, definição de espaço amostral, em determinados momentos eles mostravam alguns equívocos tanto no que se refere a definição como também nas resoluções dos problemas. É importante salientar que nenhum deles conseguiu resolver as cinco questões, no máximo foram três questões entre as cinco propostas na atividade.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleUma análise de resolução de problemas probabilísticos de uma turma do terceiro ano do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4006095520855744pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxOur work focused on checking the difficulties that the students of the third year of high school have in solving probabilistic problems. For this we elaborated a questionnaire with five questions and applied with 37 students of a state school located in Gravatá-PE. We chose the concepts of Batanero (2005) to support our analysis. We perceived a recurring concept in the course of the activity that was the Lapplacian, all without exception explored this concept. We have also seen that probability teaching is little explored in basic education. Data pointed out by the students revealed whether it is the sample space of an event are restricted to data and coins. It was notorious to see that they arrive at the end of basic education without mastery of some concepts of probability, but this fact owes to the little contact that they had during the course of the school, since most even claim to have seen, but they point out that they remember very little of these classes. In our activity involving randomness, union of events, definition of sample space, at certain moments they showed some misunderstandings both regarding the definition as well as in the resolutions of the problems. It is important to note that none of them could solve the five questions, maximum were three of five proposed in the activity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jailson Francisco da.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons