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Título : Atividades matemáticas propostas por professores de escolas do campo de um município do agreste pernambucano.
Autor : SILVA, Edjaílma Alves da
Palabras clave : Matemática (Ensino fundamental); Matemática - Estudo e ensino; Educação do campo
Fecha de publicación : 11-jul-2019
Citación : SILVA, Edjaílma Alves da. Atividades matemáticas propostas por professores de escolas do campo de um município do agreste pernambucano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Apresentamos o Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática que teve por objetivo compreender as atividades matemáticas propostas por professores de Escolas do Campo de um Município do Agreste Pernambucano, buscando responder a seguinte questão: que atividades matemáticas os professores propõem aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas do campo e qual a relação com as realidades destes alunos? Partimos do princípio que o ensino de matemática nos contextos da Educação do campo ainda enfrenta muitos desafios, principalmente, no que se refere ao trabalho do professor para que seja vinculado à sua história, aos modos de vida, de produção e de cultura dos camponeses. Para tanto, a pesquisa se fundamenta nos princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. Na busca de elementos de respostas a nossa questão, realizamos um questionário com os professores com a finalidade de conhecer o perfil de formação acadêmica e profissional dos professores, bem como a relevância que eles atribuem à Educação do Campo. Em seguida, realizamos uma análise documental a partir de registros de atividades matemáticas pelos alunos nos seus cadernos. As atividades identificadas nos cadernos foram classificadas em função das referências à matemática pura, a uma semirrealidade e à vida real e também algumas dimensões do campesinato. Os resultados da pesquisa mostram que embora alguns professores ressaltem a importância do contexto da Educação do Campo, eles tendem a propor atividades que fazem referência à matemática pura. Confirmando resultados de outras pesquisas, as atividades que fazem referência à vida real dos alunos foram raramente encontradas nos registros dos alunos em seus cadernos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42837
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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