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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42837
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Edjaílma Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T15:24:16Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T15:24:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edjaílma Alves da. Atividades matemáticas propostas por professores de escolas do campo de um município do agreste pernambucano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42837 | - |
dc.description.abstract | Apresentamos o Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática que teve por objetivo compreender as atividades matemáticas propostas por professores de Escolas do Campo de um Município do Agreste Pernambucano, buscando responder a seguinte questão: que atividades matemáticas os professores propõem aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas do campo e qual a relação com as realidades destes alunos? Partimos do princípio que o ensino de matemática nos contextos da Educação do campo ainda enfrenta muitos desafios, principalmente, no que se refere ao trabalho do professor para que seja vinculado à sua história, aos modos de vida, de produção e de cultura dos camponeses. Para tanto, a pesquisa se fundamenta nos princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática Crítica. Na busca de elementos de respostas a nossa questão, realizamos um questionário com os professores com a finalidade de conhecer o perfil de formação acadêmica e profissional dos professores, bem como a relevância que eles atribuem à Educação do Campo. Em seguida, realizamos uma análise documental a partir de registros de atividades matemáticas pelos alunos nos seus cadernos. As atividades identificadas nos cadernos foram classificadas em função das referências à matemática pura, a uma semirrealidade e à vida real e também algumas dimensões do campesinato. Os resultados da pesquisa mostram que embora alguns professores ressaltem a importância do contexto da Educação do Campo, eles tendem a propor atividades que fazem referência à matemática pura. Confirmando resultados de outras pesquisas, as atividades que fazem referência à vida real dos alunos foram raramente encontradas nos registros dos alunos em seus cadernos. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | Atividades matemáticas propostas por professores de escolas do campo de um município do agreste pernambucano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8522397432350630 | pt_BR |
dc.description.abstractx | We present the Conclusion Paper of the Mathematics Degree Course, which aimed to understand the mathematical activities proposed by teachers of rural schools in a municipality of Agreste Pernambucano, seeking to answer the following question: what mathematical activities teachers propose to students of the final years of the Elementary School of rural schools and what is the relation with the realities of these students? We assume that the teaching of mathematics in the context of Field Education still faces many challenges, especially with regard to the teacher's work to be linked to their history, peasants' production and culture lifestyles. To this end, the research is based on the principles of Field Education and Critical Mathematical Education. In the search for elements of answers to our question, we conducted a questionnaire with the teachers in order to know the profile professional and academic the teachers, as well as the relevance they attribute to the Field Education. Then, we performed a documentary analysis from records of mathematical activities by students in their notebooks. The activities identified in the notebooks were classified according to the references to pure mathematics, a semi-reality and real life and also some dimensions of the peasantry. The survey results show that while teachers emphasize the importance of the context of rural education, they tend to propose activities that refer to pure mathematics. Confirming results from other research, activities that refer to students 'real life were rarely found in students' records in their notebooks. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SILVA, Edjaílma Alves da.pdf | 635,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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