Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42813

Compartilhe esta página

Título: Ensaio sobre desigualdade de renda no Nordeste à luz das hipóteses de Kuznets e do N nos anos de 1991, 2000 e 2010.
Autor(es): OLIVEIRA, Lillyane Maria Galindo Teixeira de
Palavras-chave: Hipótese de Kuznets; Desigualdade de renda; Nordeste; Hipótese do N; Kuznets's hypothesis; Rent inequality; Northeast; N hypothesis
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: OLIVEIRA, L.M.G.T; FERREIRA, M.O. Ensaio sobre desigualdade de renda no Nordeste à luz das hipóteses de Kuznets e do N nos anos de 1991, 2000 e 2010. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Economia– Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru-PE, 2021.
Abstract: Para além da intensa desigualdade de renda no Brasil, o país ainda apresenta uma crítica discrepância entre as regiões. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho foi verificar como a desigualdade de renda e o nível de renda per capita se relacionaram na Região Nordeste, para os anos de 1991, 2000 a 2010, à luz das hipóteses de Kuznets e do N. Para isso, utilizou-se dados em painel com frequência anual para as 26 unidades de federação brasileiras e o Distrito Federal. Foram analisadas se as relações entre os indicadores de desigualdade e o crescimento econômico teriam o formato de um “U invertido” como defende a hipótese de Kuznets ou o formato próximo a um N. Foi empregada a renda em nível cúbico conforme defendem trabalhos mais modernos que contestam a teoria de Kuznets. Nas estimações para a Região Nordeste, os coeficientes associados ao polinômio de 3º grau da renda per capita são significativos e com os sinais previstos para consolidar a hipótese do N. Podendo-se inferir, então, que o crescimento em certo estágio até pode reduzir desigualdades sociais, mas essas tendem a aumentar novamente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42813
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Lillyane-Versão Monografia-pdf.pdf474,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons