Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42810

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSANTANA, Luan Esteverson Silva-
dc.date.accessioned2022-02-11T14:02:48Z-
dc.date.available2022-02-11T14:02:48Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.date.submitted2022-02-10-
dc.identifier.citationSANTANA, Luan Esteverson Silva. Ensino de probabilidade por meio de jogos na perspectiva do professor. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42810-
dc.description.abstractO motivo no qual escolhi o tema da pesquisa, surgiu devido ao meu interesse por uso de jogos como metodologia de ensino, além da busca em conhecer mais como os professores da área utilizam esse recurso em suas aulas, especificamente no conteúdo Probabilidade. Foi então elaborado um questionário, tendo como participantes 5 professores da disciplina de matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal, localizada na cidade de Caruaru - PE; onde se buscou analisar como os professores trabalham o conteúdo probabilidade através de jogos e seus conhecimentos sobre o mesmo conteúdo. Sendo uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória; com os dados obtidos a partir do questionário. Sua análise foi a partir de uma categorização das respostas dos professores, caracterizando situações que os professores indicam conceitos de probabilidade de acordo com a resposta dos estudantes encontradas no questionário da pesquisa, evidenciando os pontos positivos e negativos sobre o ensino de matemática fazendo uso de jogos em sala de aula. Após a análise de todo o questionário podemos observar que os professores que fizeram parte da pesquisa, apresentaram uma formação com defasagem no ensino de probabilidade. Mas, mesmo com todas as dificuldades apresentadas, buscam sempre trazer metodologias que incentivem os seus alunos em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.titleEnsino de probabilidade por meio de jogos na perspectiva do professor.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3266684889839538pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe reason I chose the theme of the research came about because of my interest in using game as a teaching methodology, as well as knowin more how teachers in the area use this feature in their classes, specifically in the Probality content. A questionnaire was then prepared, with 5 teachers participating in the Mathematics of elementary School course of the Municipal Public Network, located in the city of Caruaru – PE; where we sought to analyze how teachers work with probability content through games and their knowledge about the same content. Being a qualitative research of exploratory nature; with the data obtained from the questionnaire. Their analysis was based on a categorization of the teachers ‘responses, characterizing situations that the teachers indicate concepts of probability according to the students’ answers found in the research questionnaire, evidencing the classroom. After anlsing the whole questionnaire we can observe that the teachers who were part of the research, presented a formation with lag in teaching probality. But even with all the difficulties presented, they always seek to bring methologies that encourage their students in the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTANA, Luan Esteverson Silva.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons