Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42801

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA JÚNIOR, Antônio de Souza-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Claudiane da-
dc.date.accessioned2022-02-10T19:07:17Z-
dc.date.available2022-02-10T19:07:17Z-
dc.date.issued2015-02-26-
dc.date.submitted2022-02-10-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Claudiane da. Aplicação da teoria da ação no processo do planejamento estratégico em uma instituição pública de ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42801-
dc.description.abstractO comportamento humano impacta em diversos fatores, seja de ordem social, econômica, tecnológica e também organizacional. Por diversas vezes esse comportamento não condiz com prática organizacional no que diz o processo de planejamento estratégico. Sendo assim como ferramenta importante que norteia as ações administrativas, este estudo propôs analisar o discurso e a prática de colaboradores de uma Instituição Pública de Ensino na Cidade dos Bezerros - PE no tocante ao Planejamento estratégico, tomando como base a Ciência da Ação, analisando e confrontando a Teoria Proclamada e a Praticada dos responsáveis sobre o tema. O estudo é uma pesquisa descritiva qualitativa, onde sua amostra foi por conveniência, com coleta de informações através de entrevista semiestruturada com seis colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, todas gravadas em dispositivo de áudio e transcritas. Para apresentação e análise dos dados foi feita uma categorização analítica, onde as respostas transcritas analisadas passaram pela interpretação da análise pragmática da linguagem. O resultado do estudo mostra o quanto a incongruência do discurso da equipe gestora afeta diretamente o conhecimento a acerca do Planejamento Estratégico, bem como o discurso e prática dos demais setores entre colaboradores entrevistados na instituição, que incluem os professores e a secretária.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria da açãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectComportamento humano - Atitudespt_BR
dc.titleAplicação da teoria da ação no processo do planejamento estratégico em uma instituição pública de ensino.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4059738320322987pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2420967612961881pt_BR
dc.description.abstractxHuman behavior impacts on several factors, whether social, economic, technological and also organizational. Several times this behavior is not consistent with organizational practice in terms strategic planning process. So as an important tool that guides the administrative actions, this study aimed to analyze the discourse and practice of employees of a Public Institution of Education in the City of Bezerros – Pe, Father with regard to strategic planning, based on the Science of Action, analyzing and confronting proclaimed Theory and practiced those responsible on the subject. The study is a qualitative descriptive research, where his sample was for convenience, with gathering information through semi - structured interviews with six employees from different hierarchical levels, all recorded on audio and transcribed device. For presentation and analysis of data was made an analytical categorization, where the transcribed responses analyzed passed the interpretation of pragmatic analysis of language. The result of the study shows how the management team of speech incongruity directly affects the knowledge about the Strategic Planning of other sectors including employees interviewed at the institution.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Claudiane da.pdf707,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons