Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42791

Compartilhe esta página

Título: Turismo e sustentabilidade: análise da gestão socioambiental na rede Tucum – CE, a partir de indicadores de sustentabilidades para o turismo.
Autor(es): SILVA, Gean Weslley
Palavras-chave: Turismo – Indicadores ambientais; Turismo sustentável; Responsabilidade social na empresa; Sustentabilidade e meio ambiente
Data do documento: 21-Dez-2015
Citação: SILVA, Gean Weslley. Turismo e sustentabilidade: análise da gestão socioambiental na rede Tucum – CE, a partir de indicadores de sustentabilidades para o turismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Abstract: O modelo de desenvolvimento econômico posto desde a revolução industrial causou vários danos ao meio ambiente, pois utilizava os recursos naturais de forma desordenada e predatória. Da mesma forma, o turismo como atividade econômica, também se utilizou dos recursos naturais de forma insustentável. Considerado por apresentar extrema relação com o meio ambiente, se tem a paisagem natural e a biodiversidade como grandes impulsionadores do seu desenvolvimento. Desse modo suas atividades devem ser planejadas considerando o equilíbrio e entre as dimensões da sustentabilidade. Portanto, para analisar a sustentabilidade torna-se fundamental o estabelecimento de indicadores que possam avaliar seu desempenho. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar gestão socioambiental da Rede Tucum – CE, a partir de indicadores de sustentabilidade para o turismo. Para tanto, foi utilizada a metodologia SISDTur proposta por Hanai (2009), por abranger as dimensões ambiental, cultural, social, econômica, turística, institucional. Porém foi necessário realizar uma adaptação nos critérios de análise para adequar a realidade da rede. Como também a inclusão de outras variáveis para aprofundar acerca do planejamento e da gestão socioambiental. A coleta de dados se deu a partir de análise documental e aplicação de questionários com os gestores da rede. Constatou-se que para chegar à sustentabilidade, ainda faltam práticas de gerenciamento de resíduos sólidos, programas de coleta seletiva, planos de redução de energia elétrica, como também investimentos e definição de políticas públicas que priorizem a solução de problemas nas diversas dimensões da sustentabilidade. Assim, identificou-se na pesquisa que a rede Tucum alinha suas estratégias em consonância com as dimensões da sustentabilidade, no entanto há desafios na implantação e execução de seus planos ambientais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42791
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Gean Weslley da.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons