Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42790

Compartilhe esta página

Título: #Superindico: os Instagramers como endossantes do mercado fitness.
Autor(es): SILVA, Geiziane Jessica da
Palavras-chave: Marketing de rede; Academias de ginástica; Instagram (Firma); Mídia social; Publicidade - Efeito das inovações tecnológicas
Data do documento: 30-Jul-2015
Citação: SILVA, Geiziane Jessica da. #Superindico: os Instagramers como endossantes do mercado fitness. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Abstract: O surgimento da internet trouxe mudanças significativas na maneira que o ser humano se comunica atualmente. O desenvolvimento de mídias sociais em especial de redes sociais faz parte dessa mudança. As pessoas se utilizam dessas redes sociais virtuais para compartilhar suas ideias, seus hábitos, suas preferências, o que inevitavelmente inclui seus objetos de consumo. Nesse contexto, qualquer pessoa pode se tornar um possível endossante de produtos, serviços e marcas que desejam utilizar as mídias sociais no seu planejamento estratégico de comunicação integrada de marketing. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar o uso de instagramers como endossantes para o mercado fitness. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória. Foram analisados seis perfis do Instagram, de onde foram retiradas 154 postagens (fotos e legendas), no período de 01/05/2015 a 31/05/2015. Os dados foram analisados utilizando técnicas de Análise de Conteúdo para os dados textuais e técnicas de análise de dados visuais para as fotos. Os resultados obtidos nos permitiram compreender que diversas marcas, ligadas ao mercado fitness ou não, se utilizam de contratações ou parcerias com instagramers, como forma de divulgar seus produtos e/ou serviços para um público já fidelizado por esses operadores individuais de publicidade. Além disso, através desse estudo observou-se que ser um profissional na área da saúde não parece ser fator determinante para adesão do público a esses perfis, indicando que possivelmente, a impressão que os mesmos causam, seja um fator bem mais conciso para essa adesão e por fim, que embora os instagramers estudados façam menção a uma mesma temática, cada um deles procura dar foco a um assunto específico dentro desta temática, e por este motivo atrai públicos bastante específicos para si.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42790
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Geiziane Jessica da.pdf849,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons