Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42752
Compartilhe esta página
Título: | Três diferentes livros, três diferentes décadas: um estudo da abordagem da geometria em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. |
Autor(es): | AFONSO, Matheus Pereira Regis |
Palavras-chave: | Matemática (Ensino fundamental); Livros didáticos; Geometria; Aprendizagem baseada em problemas |
Data do documento: | 25-Jun-2019 |
Citação: | AFONSO, Matheus Pereira Regis. Três diferentes livros, três diferentes décadas: um estudo da abordagem da geometria em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a abordagem do ensino de Geometria em livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. Desta forma, foram feitas comparações entre três livros didáticos do 9º ano pertencentes a três décadas distintas, referentes aos anos de 1991, 2005 e 2013. Tomamos como base o estudo de Polya (1978), Dante (1998), entre outros teóricos, e trabalhos pertencentes a discussão da pesquisa. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, analisando a forma como os conteúdos de geometria são abordados, os aspectos históricos presentes, ou não, nos livros didáticos e por fim, as possibilidades da utilização de Resolução de Problemas nas atividades de geometria. Buscamos compreender as diferenças que os livros didáticos sofreram em relação à abordagem dos conceitos de geometria, pois acredita-se que os livros mais antigos sejam menos contextualizados do que os mais recentes. Dentre os principais resultados, percebemos que ao longo dos anos o conteúdo de geometria tomou diferentes posições na abordagem dos livros didáticos. Com relação aos fatores históricos, notamos que sua inserção está se tornando mais objetiva ao iniciar cada conteúdo proposto. Por fim, observou-se que o livro mais recente é o que possibilita uma maior abordagem para o trabalho com resolução de problemas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42752 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AFONSO, Matheus Pereira Regis.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons