Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42730

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Marcelus Brito de-
dc.contributor.authorSILVA, Hilton Luiz Alves da-
dc.date.accessioned2022-02-07T16:00:16Z-
dc.date.available2022-02-07T16:00:16Z-
dc.date.issued2019-11-13-
dc.date.submitted2022-02-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42730-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi avaliar o Nível de Atividade Física (NAF) em acadêmicos do curso de Educação Física nos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico de Vitória. Para tanto foram avaliados 248 alunos, 124 de Bacharel sendo do sexo masculino 90 e do sexo feminino 34, 124 de Licenciatura sendo do sexo masculino 72 do e do sexo feminino 52. O NAF foi avaliado através do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) na versão curta, seguindo suas classificações. Para a estatística descritiva foram utilizados os valores absolutos e em percentual. Foi considerado significante p ≤ 0,05. Os dados foram analisados pelo programa estatístico software SPSS 20. a comparação das variáveis entre os cursos (bacharelado e licenciatura) foi utilizado o teste Mann-Whitney. Todas as variáveis foram significativas, o nível de duração caminhada em Licenciatura 51,2 ± 5,6, Bacharel 77,0 ± 7,9, com o p ≤,003*, frequência caminhada em Licenciatura 4,2 ± 0,2, Bacharel 5,1 ± 0,2, com o p ≤,000*, o nível de duração moderada em Licenciatura 64,3 ± 5,9, Bacharel 103,8 ± 10,6, com o p ≤,006*, frequência moderada em Licenciatura 2,8 ± 0,2, Bacharel 3,8 ± 0,2, com o p ≤,001*, o nível de duração vigorosa em Licenciatura 49,5 ± 5,0, Bacharel 82,0 ± 7,8, com p ≤,002*, frequência vigorosa 2,0 ± 0,2, Bacharel 3,0 ± 0,2, com p ≤,000*. Observou-se que a maioria dos estudantes de ambos os cursos foram classificados como ativos e muito ativos, independente do sexo. No entanto, concluiu-se que os alunos do curso de Bacharelado têm o NAF maior que os alunos do curso de Licenciatura.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividade motorapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEducação física e treinamentopt_BR
dc.titleComparação do nível de atividade física entre os estudantes dos cursos de educação física bacharelado e licenciaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARNEIRO, Renata Cecília Barbosa-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4279248Y6pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of the present study was to evaluate the Physical Activity Level (NAF) in Physical Education students in the Degree and Bachelor Degree courses of the Federal University of Pernambuco at the Academic Center of Vitória. To this end, 248 students were evaluated, 124 Bachelors being 90 male and 34 female, 124 Bachelor being 72 male and female 52. The NAF was assessed through the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). in the short version, following their ratings. For descriptive statistics, absolute and percentage values were used. It was considered significant p ≤ 0.05. The data were analyzed by the statistical software SPSS 20. The comparison of the variables between the courses (baccalaureate and degree) was used the Mann-Whitney test. All variables were significant, the duration level walking in Bachelor Degree 51.2 ± 5.6, Bachelor 77.0 ± 7.9, with op ≤ 0.003 *, walking frequency in Bachelor Degree 4.2 ± 0.2, Bachelor 5.1 ± 0.2, with op ≤, 000 *, moderate duration in Bachelor 64.3 ± 5.9, Bachelor 103.8 ± 10.6, with op ≤, 006 *, moderate frequency in Bachelor 2.8 ± 0.2, Bachelor 3.8 ± 0.2, with op≤0.001 *, the vigorous duration level in Bachelor 49.5 ± 5.0, Bachelor 82.0 ± 7.8, with p ≤, 002 *, vigorous frequency 2.0 ± 0.2, Bachelor 3.0 ± 0.2, with p ≤, 000 *. It was observed that most students from both courses were classified as active and very active, regardless of gender. However, it was concluded that Bachelor degree students have a higher NAF than Bachelor degree students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9293567078943772pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Hilton Luiz Alves da.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons