Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42717

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSOUZA, José Adeilton Cordeiro de-
dc.date.accessioned2022-02-07T13:54:35Z-
dc.date.available2022-02-07T13:54:35Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.date.submitted2022-02-04-
dc.identifier.citationSOUZA, José Adeilton Cordeiro de. Conhecimentos de semelhança de polígonos e seu ensino: um estudo diagnóstico com professores de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42717-
dc.description.abstractIdentificar os conhecimentos comuns e específicos de um certo profissional sobre as áreas pertinentes ao seu exercício, poderá contribuir para as novas gerações que estarão por vim. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi de investigar os conhecimentos dos professores de matemática sobre o conteúdo de Semelhança de Polígonos e o seu ensino nos anos finais do Ensino Fundamental. Os sujeitos, foram cinco professores de matemática de uma cidade do agreste (centro norte) pernambucano, todos vinculados a rede estadual de ensino de Pernambuco. Esta pesquisa, propôs uma investigação qualitativa em que os passos metodológicos foram divididos em três momentos, utilizando a entrevista semiestruturada e o questionário como instrumentos de coleta de dados. Sendo assim, distribuímos durante os capítulos, as justificativas e estudos realizados sobre a formação docente, perspectivas de ensino, conhecimentos necessários/esperados dos professores de matemática, análise de documentos curriculares oficiais e livros didáticos de matemática, como também, discussões sobre as pesquisas de Amorim (2017), Ball, Thames e Phelps (2008), Barros (2008 ), Menezes (1995), Ponte (1992, 2002), Pimenta (2002), Rocha (2011) e Tardif (2002). Ainda neste trabalho abordamos conceitos inerentes a Semelhança de Polígonos e a Homotetia, elencamos alguns procedimentos para o ensino e alguns parâmetros utilizados para análise dos dados coletados. De modo geral, observamos que a maioria dos professores apresentaram um baixo desempenho na resolução do questionário sobre os conhecimentos específicos do conteúdo, cometendo erros e desconhecendo conceitos básicos, no entanto, percebemos que os docentes possuem apenas o domínio dos conhecimentos comuns do assunto e enfatizamos a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre os conhecimentos específicos e didáticos de Semelhança de Polígonos na formação inicial e continuada dos professores de matemática.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPolígonospt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.titleConhecimentos de semelhança de polígonos e seu ensino: um estudo diagnóstico com professores de matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0946398473525919pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxIdentifying the common and specific knowledge of a certain professional about the areas pertinent to his or her exercise may contribute to the new generations that will be coming. Thus, the objective of this work was to investigate the knowledge of math teachers about the content of Similarity of Polygons and their teaching in the final years of Elementary School. The subjects were five mathematics teachers from a city in the agreste (north center) of Pernambuco, all linked to the state education network of Pernambuco. This research proposed a qualitative investigation in which the methodological steps were divided in three moments, using the semistructured interview and the questionnaire as instruments of data collection. Thus, we distributed during the chapters, the justifications and studies carried out on teacher education, teaching perspectives, necessary / expected knowledge of mathematics teachers, analysis of official curricular documents and mathematical textbooks, as well as discussions on research in mathematics. Amorim (2017), Ball, Thames and Phelps (2008), Barros (2008), Menezes (1995), Ponte (1992, 2002), Pimenta (2002), Rocha (2011) and Tardif (2002). Also in this work we approach concepts inherent to Polygon Similarity and Homotetia, we have listed some teaching procedures and some parameters used to analyze the data collected. In general, we observed that most of the teachers presented a poor performance in solving the questionnaire about the specific knowledge of the content, making mistakes and ignoring basic concepts, however, we realized that the teachers have only the mastery of the common knowledge of the subject and we emphasize the need for a more in-depth discussion about the specific and didactic knowledge of Polygon Similarity in the initial and continued formation of mathematics teachers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, José Adeilton Cordeiro de.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons