Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4271
Título: A mediação pedagógica em Blog no Ensino Médio
Autor(es): TORRES, Gilvaní Alves Pilé
Palavras-chave: Blog educativo; Formação de professor para uso de TICs; Mediação pedagógica através de tecnologias
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alves Pilé Torres, Gilvaní; Smith Cavalcante, Patrícia. A mediação pedagógica em Blog no Ensino Médio. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: As tecnologias da informação e comunicação (TICs) tem se tornado valiosos recursos no estabelecimento de novos ambientes de aprendizagem e de novas práticas educativas. Estas novas práticas incluem atividades virtuais e mediação pedagógica por meio das tecnologias. Neste contexto, esta pesquisa buscou compreender como os professores desenvolvem a mediação pedagógica através da integração das tecnologias no ato educativo, utilizando blogs no espaço do laboratório de Informática. Para isto, nossos objetivos específicos foram: analisar a proposta pedagógica do Ginásio Pernambucano, quanto às orientações acerca do uso das tecnologias na sala de aula; caracterizar entre os docentes, o perfil daqueles usuários do laboratório de Informática, enquanto ambiente virtual de aprendizagem; investigar como e para que os recursos do laboratório estão sendo utilizados pelos professores do ensino médio; identificar as estratégias de mediação pedagógica utilizadas pelos docentes na integração das TICs ao ato educativo, no blog; identificar que contribuições as TICs trazem para a mediação pedagógica dos professores inseridos no contexto. A metodologia consistiu em um estudo de caso e utilizou entrevistas semi-estruturadas e observações da prática de três professoras da Escola de Referência em Ensino Médio - Ginásio Pernambucano - da rede pública do Estado de Pernambuco. Os resultados apontaram para a existência ainda tímida do uso de TICs para o ensino de conteúdos curriculares no Ginásio Pernambucano. Os professores estudados utilizaram o blog como ambiente virtual de ensino e desenvolveram planejamento integrado entre sala de aula presencial e virtual. Entretanto, as estratégias de mediação pedagógica utilizadas foram bastante iniciais, basicamente perguntas para os alunos responderem. Os dados da pesquisa revelaram, também, que há uma maior necessidade de formação didáticopedagógica para um suporte técnico ao trabalho no blog, planejamento adequado e interesse do professor em repensar sua prática, a partir desta nova concepção de educação para que haja efetivamente a inversão de paradigma. Mesmo assim, observamos que o uso do blog trouxe motivação e reflexão pedagógica para os professores estudados e estes, mesmo sem serem formados em TICs, foram capazes de ajustar suas práticas educativas virtuais e presenciais. Desta forma, vimos que a formação inicial ou continuada dos professores, assim como um ambiente escolar rico em tecnologia foram importantes, mas não determinantes no uso educativo do blog, o que indica que outros professores podem usar e obter resultados interessantes com seus alunos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4271
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3432_1.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.