Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42703

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMÉLO, Maria Auxiliadora do Nascimento-
dc.contributor.authorMODESTO, Dyego Galvão-
dc.date.accessioned2022-02-03T23:52:32Z-
dc.date.available2022-02-03T23:52:32Z-
dc.date.issued2015-12-03-
dc.date.submitted2022-02-03-
dc.identifier.citationMODESTO, Dyego Galvão. Em busca da estratégia perdida: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no agreste pernambucano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42703-
dc.description.abstractO mercado de ensino superior nas últimas duas décadas vislumbrou um grande crescimento. Fatores como renda e tecnologia auxiliaram na expansão de Instituições de Ensino Superior (IES) para outros estados do país, ou até para Instituições virem de fora do país. O presente trabalho buscou traçar um panorama das estratégias competitivas de uma IES no agreste pernambucano utilizando a Matriz de SWOT para obter os principais pontos de convergência e divergência entre coordenação e direção. A pesquisa foi formada por um estudo de caso, pesquisa de campo e bibliográfica, além de ser utilizado o questionário como forma de obtenção das informações; suas questões foram no formato semiestruturado. Após a análise dos principais pontos, foi possível averiguar e traçar estratégias que poderiam auxiliar a organização na estruturação de planos para competir com as demais instituições. Por fim, concluiu-se que diversos são os fatores que estão à frente da organização neste mercado competitivo, a burocracia, desequilíbrio na percepção da infraestrutura entre os cursos e um setor de Tecnologia da Informação deficiente podem acarretar impedimentos ao desenvolvimento de novas estratégias; enquanto a infraestrutura didática e física podem gerar vantagens competitivas temporárias em face dos concorrentes.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégico - Administraçãopt_BR
dc.subjectCompetição (Economia)pt_BR
dc.titleEm busca da estratégia perdida: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior no agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2526342015059565pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234990302138536pt_BR
dc.description.abstractxThe higher education market in the last two decades saw tremendous growth. Factors such as income and technology assisted in the expansion of Universities to other states, or even to institutions come from outside the country. This study sought to give an overview of the competitive strategies of an University in rural city of Pernambuco using the SWOT for the main points of convergence and divergence between coordination and direction. The research was formed by a case study, field research and literature, besides being used in the questionnaire in order to obtain information; their questions were in semi-structured format. After analyzing the main points made it possible to investigate and develop strategies that could assist the organization in structuring plans to compete with the other institutions. Finally, it was concluded that many are the factors that are at the head of the organization in this competitive market, bureaucracy, imbalance in the perception of infrastructure between courses and a poor information technology sector may lead to impediments to the development of new strategies; while the teaching infrastructure and physics can generate temporary competitive advantage in the face of competitors.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MODESTO, Dyego Galvão.pdf1,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons