Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42693

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, Rúben Félix da-
dc.date.accessioned2022-02-03T17:25:56Z-
dc.date.available2022-02-03T17:25:56Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.citationSILVA, Rúben Félix da. Cubo de Rubik e estruturas algébricas: uma intervenção sobre teoria dos grupos em licenciandos de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42693-
dc.description.abstractA disciplina de Estruturas Algébricas é conhecida por ser uma das mais difíceis da graduação em Licenciatura em Matemática. Parte da sua dificuldade está relacionado com a abstração dos conteúdos e com a carência de exemplos práticos dos seus conceitos. Sendo assim, a nossa pesquisa tem como objetivo principal analisar se o Cubo Mágico serve de instrumento didático para o ensino de Teoria dos Grupos, e como específico, temos analisar a relação dos licenciandos com a notação utilizada na oficina, investigar a opinião dos estudantes com relação ao Cubo Mágico como instrumento didático, e por fim, analisar as diferentes aprendizagens que seriam construídas, tanto dos licenciandos que já cursaram a disciplina quanto os que ainda iriam cursar. Como subsídio para obtenção dos dados da nossa pesquisa, aplicamos um questionário afim de identificar possíveis erros conceituais referentes à disciplina, em seguida ministramos uma oficina com a finalidade de ensinar conceitos de Estruturas Algébricas com o auxílio do Cubo Mágico, e em seguida aplicamos um segundo questionário com o intuito de verificar se o Cubo foi capaz de criar imagens conceituais coerentes. Nossa pesquisa mostrou que de fato existem erros conceituais por parte dos licenciandos, sobretudo em relação a estruturas não-comutativas e que o Cubo Mágico foi útil para corrigir tais erros, porém apresentou limitações devido à linguagem empregada na Oficina.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebra - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCubo mágicopt_BR
dc.subjectTeoria dos grupospt_BR
dc.titleCubo de Rubik e estruturas algébricas: uma intervenção sobre teoria dos grupos em licenciandos de matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9944201431729258pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe discipline of Algebraic Structures is known to be one of the most difficult of undergraduate degrees in Mathematics. Part of its difficulty is related to the abstraction of contents and to the lack of practical examples of its concepts. Thus, our research has as main objective to analyze if the Rubik Cube its useful as a didactic tool for the teaching of Groups Theory, and as specific, we have to analyze the relation of the licenciandos with the notation used in the workshop and, finally, analyze different learning that would be built, both of the graduates who have already studied the discipline and those who would still attend. As a subsidy to obtain the data of our research, we applied a questionnaire in order to identify possible conceptual errors related to the discipline, then we gave a workshop with the purpose of teaching concepts of Algebraic Structures with the aid of the Rubik Cube, and then applied a second questionnaire in order to verify if the Cube was able to create coherent concept images. Our research has shown that there are in fact conceptual errors on the part of licensees, especially in relation to non-commutative structures and that the Rubiks Cube was useful to correct such errors, but presented limitations due to the language used in the Workshop.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Rúben Félix da.pdf3,68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons