Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42693
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rúben Félix da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T17:25:56Z | - |
dc.date.available | 2022-02-03T17:25:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rúben Félix da. Cubo de Rubik e estruturas algébricas: uma intervenção sobre teoria dos grupos em licenciandos de matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42693 | - |
dc.description.abstract | A disciplina de Estruturas Algébricas é conhecida por ser uma das mais difíceis da graduação em Licenciatura em Matemática. Parte da sua dificuldade está relacionado com a abstração dos conteúdos e com a carência de exemplos práticos dos seus conceitos. Sendo assim, a nossa pesquisa tem como objetivo principal analisar se o Cubo Mágico serve de instrumento didático para o ensino de Teoria dos Grupos, e como específico, temos analisar a relação dos licenciandos com a notação utilizada na oficina, investigar a opinião dos estudantes com relação ao Cubo Mágico como instrumento didático, e por fim, analisar as diferentes aprendizagens que seriam construídas, tanto dos licenciandos que já cursaram a disciplina quanto os que ainda iriam cursar. Como subsídio para obtenção dos dados da nossa pesquisa, aplicamos um questionário afim de identificar possíveis erros conceituais referentes à disciplina, em seguida ministramos uma oficina com a finalidade de ensinar conceitos de Estruturas Algébricas com o auxílio do Cubo Mágico, e em seguida aplicamos um segundo questionário com o intuito de verificar se o Cubo foi capaz de criar imagens conceituais coerentes. Nossa pesquisa mostrou que de fato existem erros conceituais por parte dos licenciandos, sobretudo em relação a estruturas não-comutativas e que o Cubo Mágico foi útil para corrigir tais erros, porém apresentou limitações devido à linguagem empregada na Oficina. | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Álgebra - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cubo mágico | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos grupos | pt_BR |
dc.title | Cubo de Rubik e estruturas algébricas: uma intervenção sobre teoria dos grupos em licenciandos de matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9944201431729258 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The discipline of Algebraic Structures is known to be one of the most difficult of undergraduate degrees in Mathematics. Part of its difficulty is related to the abstraction of contents and to the lack of practical examples of its concepts. Thus, our research has as main objective to analyze if the Rubik Cube its useful as a didactic tool for the teaching of Groups Theory, and as specific, we have to analyze the relation of the licenciandos with the notation used in the workshop and, finally, analyze different learning that would be built, both of the graduates who have already studied the discipline and those who would still attend. As a subsidy to obtain the data of our research, we applied a questionnaire in order to identify possible conceptual errors related to the discipline, then we gave a workshop with the purpose of teaching concepts of Algebraic Structures with the aid of the Rubik Cube, and then applied a second questionnaire in order to verify if the Cube was able to create coherent concept images. Our research has shown that there are in fact conceptual errors on the part of licensees, especially in relation to non-commutative structures and that the Rubiks Cube was useful to correct such errors, but presented limitations due to the language used in the Workshop. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Rúben Félix da.pdf | 3,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons