Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4268
Título: A educação em direitos humanos e a prática pedagógica na educação de jovens e adultos
Autor(es): SÁ, Evanilson Alves de
Palavras-chave: educação em direitos humanos; prática pedagógica; educação de jovens; adultos
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alves de Sá, Evanilson; Maria Monteiro Silva, Aída. A educação em direitos humanos e a prática pedagógica na educação de jovens e adultos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: A Educação em direitos humanos e a prática pedagógica na modalidade da educação de jovens e adultos concebidas à luz do direito à educação, como direito humano fundamental, impõe o reconhecimento do seu caráter natural, universal, histórico, indivisível e interdependente. Este estudo teve como objetivos investigar como se estabelece a relação entre educação em direitos humanos e a prática pedagógica na educação de jovens e adultos, bem como identificar qual a concepção de direitos humanos e de educação em direitos humanos que orienta as práticas pedagógicas. Nessa pesquisa destacam-se os fundamentos teóricos de: Candau (2003), Freire (1996), Comparato (2006), Souza (2007), Carvalho (2004). Como campo empírico selecionamos uma escola da rede pública municipal do Jaboatão dos Guararapes-PE, localizada em Prazeres. Os sujeitos da pesquisa foram seis docentes que atuam no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos, dos quais dois, desenvolvem funções de suporte técnico-administrativo-pedagógico. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: à observação participante, entrevista semi-estruturada, e análise documental. Para apreensão das informações obtidas nos embasamos da análise de conteúdo proposta por Bardin, Bogdan e Biklen. A pesquisa evidenciou que as categorias Prática Pedagógica, Educação de jovens Adultos e a Educação em direitos humanos mantêm uma forte identidade com a educação popular e as temáticas que são trabalhadas em sala de aula sob a rubrica de atualidades, nas quais identificamos conteúdos próprios da educação em direitos humanos mantêm uma discreta relação entre a educação em direitos humanos e prática pedagógica na educação de jovens e adultos. As concepções que os sujeitos da pesquisa possuem sobre direitos humanos e educação em direitos humanos mantém aproximações com as perspectivas dos autores estudados e favorecem estudos capazes de ressignificar a relação entre educação em direitos humanos e a prática pedagógica na educação de jovens e adultos. Na organização prática pedagógica docente identificamos metodologias coerentes com a educação em direitos humanos que favorecem ao empoderamento dos educandos nas dimensões pessoal e coletiva e contribuem para caracterização da escola como espaço concreto de vivências de direitos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4268
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3431_1.pdf530,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.