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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42677

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Título: Proposta metodológica para aplicação do parkour no ensino infantil
Autor(es): BANDEIRA, Vitor Carlos De Araújo
Palavras-chave: Parkour; Educação infantil; Educação física escolar
Data do documento: 29-Nov-2019
Abstract: Parkour é uma atividade física de origem francesa, sendo uma combinação de habilidades naturais do homem como correr, saltar e escalar, a fim de ser capaz de movimentar-se da forma mais rápida, fluente e eficaz possível, fazendo uso do ambiente que nos cerca, criando situações de salvamento e sendo articulado em três vertentes: (1) um método de treinamento para superar obstáculos físicos; (2) um método de treinar a mente para superar dificuldades cotidianas; (3) uma maneira de expressão, cultivando a imaginação e gerando emoções. O presente trabalho teve como objetivo expor uma proposta metodológica do Parkour no ensino infantil, para auxiliar o professor na elaboração do seu plano de aula. É observado a escassez de estudos que abordem o Parkour em âmbito escolar, por isso a importância de propor uma metodologia que facilite o professor na elaboração do seu plano de aula. Para a elaboração do presente estudo foi feito um levantamento na literatura de caráter qualitativo, selecionando artigos inscritos em Português, Espanhol e Inglês, entre os anos de 2000-2019, obtidos nas bases de dados eletrônicas: LILACS, SCIELO e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “School Physical Education”, “Methodology”, “Parkour”, “Motor Learning”, “Cognitive Learning”, “Body Adventure Practices”. Com base nas implicações no programa de movimento desenvolvimental infantil de Gallahue e na Base Nacional Comum Curricular foi construída uma proposta metodológica para aplicação do Parkour no Ensino Infantil; identificando as características, conteúdos, precauções motoras, proposta metodológica, materiais e observações. Foi concluído que o Parkour pode ofertar muitos benefícios para todos os ensinos, sendo justificado através do documento da Base Nacional Comum Curricular e havendo a possibilidade de elaboração de uma proposta metodológica por intermédio de estudos que abordem o desenvolvimento psicomotor, afetivo, moral e social; interligando-os aos conteúdos do Parkour.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42677
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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