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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Adriano Bento-
dc.contributor.authorBANDEIRA, Vitor Carlos De Araújo-
dc.date.accessioned2022-02-03T13:51:04Z-
dc.date.available2022-02-03T13:51:04Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.date.submitted2022-11-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42677-
dc.description.abstractParkour é uma atividade física de origem francesa, sendo uma combinação de habilidades naturais do homem como correr, saltar e escalar, a fim de ser capaz de movimentar-se da forma mais rápida, fluente e eficaz possível, fazendo uso do ambiente que nos cerca, criando situações de salvamento e sendo articulado em três vertentes: (1) um método de treinamento para superar obstáculos físicos; (2) um método de treinar a mente para superar dificuldades cotidianas; (3) uma maneira de expressão, cultivando a imaginação e gerando emoções. O presente trabalho teve como objetivo expor uma proposta metodológica do Parkour no ensino infantil, para auxiliar o professor na elaboração do seu plano de aula. É observado a escassez de estudos que abordem o Parkour em âmbito escolar, por isso a importância de propor uma metodologia que facilite o professor na elaboração do seu plano de aula. Para a elaboração do presente estudo foi feito um levantamento na literatura de caráter qualitativo, selecionando artigos inscritos em Português, Espanhol e Inglês, entre os anos de 2000-2019, obtidos nas bases de dados eletrônicas: LILACS, SCIELO e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “School Physical Education”, “Methodology”, “Parkour”, “Motor Learning”, “Cognitive Learning”, “Body Adventure Practices”. Com base nas implicações no programa de movimento desenvolvimental infantil de Gallahue e na Base Nacional Comum Curricular foi construída uma proposta metodológica para aplicação do Parkour no Ensino Infantil; identificando as características, conteúdos, precauções motoras, proposta metodológica, materiais e observações. Foi concluído que o Parkour pode ofertar muitos benefícios para todos os ensinos, sendo justificado através do documento da Base Nacional Comum Curricular e havendo a possibilidade de elaboração de uma proposta metodológica por intermédio de estudos que abordem o desenvolvimento psicomotor, afetivo, moral e social; interligando-os aos conteúdos do Parkour.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectParkourpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleProposta metodológica para aplicação do parkour no ensino infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6670687125261933pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W6064170pt_BR
dc.description.abstractxParkour é uma atividade física de origem francesa, sendo uma combinação de habilidades naturais do homem como correr, saltar e escalar, a fim de ser capaz de movimentar-se da forma mais rápida, fluente e eficaz possível, fazendo uso do ambiente que nos cerca, criando situações de salvamento e sendo articulado em três vertentes: (1) um método de treinamento para superar obstáculos físicos; (2) um método de treinar a mente para superar dificuldades cotidianas; (3) uma maneira de expressão, cultivando a imaginação e gerando emoções. O presente trabalho teve como objetivo expor uma proposta metodológica do Parkour no ensino infantil, para auxiliar o professor na elaboração do seu plano de aula. É observado a escassez de estudos que abordem o Parkour em âmbito escolar, por isso a importância de propor uma metodologia que facilite o professor na elaboração do seu plano de aula. Para a elaboração do presente estudo foi feito um levantamento na literatura de caráter qualitativo, selecionando artigos inscritos em Português, Espanhol e Inglês, entre os anos de 2000-2019, obtidos nas bases de dados eletrônicas: LILACS, SCIELO e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “School Physical Education”, “Methodology”, “Parkour”, “Motor Learning”, “Cognitive Learning”, “Body Adventure Practices”. Com base nas implicações no programa de movimento desenvolvimental infantil de Gallahue e na Base Nacional Comum Curricular foi construída uma proposta metodológica para aplicação do Parkour no Ensino Infantil; identificando as características, conteúdos, precauções motoras, proposta metodológica, materiais e observações. Foi concluído que o Parkour pode ofertar muitos benefícios para todos os ensinos, sendo justificado através do documento da Base Nacional Comum Curricular e havendo a possibilidade de elaboração de uma proposta metodológica por intermédio de estudos que abordem o desenvolvimento psicomotor, afetivo, moral e social; interligando-os aos conteúdos do Parkour.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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