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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42677
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Adriano Bento | - |
dc.contributor.author | BANDEIRA, Vitor Carlos De Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T13:51:04Z | - |
dc.date.available | 2022-02-03T13:51:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42677 | - |
dc.description.abstract | Parkour é uma atividade física de origem francesa, sendo uma combinação de habilidades naturais do homem como correr, saltar e escalar, a fim de ser capaz de movimentar-se da forma mais rápida, fluente e eficaz possível, fazendo uso do ambiente que nos cerca, criando situações de salvamento e sendo articulado em três vertentes: (1) um método de treinamento para superar obstáculos físicos; (2) um método de treinar a mente para superar dificuldades cotidianas; (3) uma maneira de expressão, cultivando a imaginação e gerando emoções. O presente trabalho teve como objetivo expor uma proposta metodológica do Parkour no ensino infantil, para auxiliar o professor na elaboração do seu plano de aula. É observado a escassez de estudos que abordem o Parkour em âmbito escolar, por isso a importância de propor uma metodologia que facilite o professor na elaboração do seu plano de aula. Para a elaboração do presente estudo foi feito um levantamento na literatura de caráter qualitativo, selecionando artigos inscritos em Português, Espanhol e Inglês, entre os anos de 2000-2019, obtidos nas bases de dados eletrônicas: LILACS, SCIELO e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “School Physical Education”, “Methodology”, “Parkour”, “Motor Learning”, “Cognitive Learning”, “Body Adventure Practices”. Com base nas implicações no programa de movimento desenvolvimental infantil de Gallahue e na Base Nacional Comum Curricular foi construída uma proposta metodológica para aplicação do Parkour no Ensino Infantil; identificando as características, conteúdos, precauções motoras, proposta metodológica, materiais e observações. Foi concluído que o Parkour pode ofertar muitos benefícios para todos os ensinos, sendo justificado através do documento da Base Nacional Comum Curricular e havendo a possibilidade de elaboração de uma proposta metodológica por intermédio de estudos que abordem o desenvolvimento psicomotor, afetivo, moral e social; interligando-os aos conteúdos do Parkour. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Parkour | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Proposta metodológica para aplicação do parkour no ensino infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6670687125261933 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W6064170 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Parkour é uma atividade física de origem francesa, sendo uma combinação de habilidades naturais do homem como correr, saltar e escalar, a fim de ser capaz de movimentar-se da forma mais rápida, fluente e eficaz possível, fazendo uso do ambiente que nos cerca, criando situações de salvamento e sendo articulado em três vertentes: (1) um método de treinamento para superar obstáculos físicos; (2) um método de treinar a mente para superar dificuldades cotidianas; (3) uma maneira de expressão, cultivando a imaginação e gerando emoções. O presente trabalho teve como objetivo expor uma proposta metodológica do Parkour no ensino infantil, para auxiliar o professor na elaboração do seu plano de aula. É observado a escassez de estudos que abordem o Parkour em âmbito escolar, por isso a importância de propor uma metodologia que facilite o professor na elaboração do seu plano de aula. Para a elaboração do presente estudo foi feito um levantamento na literatura de caráter qualitativo, selecionando artigos inscritos em Português, Espanhol e Inglês, entre os anos de 2000-2019, obtidos nas bases de dados eletrônicas: LILACS, SCIELO e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “School Physical Education”, “Methodology”, “Parkour”, “Motor Learning”, “Cognitive Learning”, “Body Adventure Practices”. Com base nas implicações no programa de movimento desenvolvimental infantil de Gallahue e na Base Nacional Comum Curricular foi construída uma proposta metodológica para aplicação do Parkour no Ensino Infantil; identificando as características, conteúdos, precauções motoras, proposta metodológica, materiais e observações. Foi concluído que o Parkour pode ofertar muitos benefícios para todos os ensinos, sendo justificado através do documento da Base Nacional Comum Curricular e havendo a possibilidade de elaboração de uma proposta metodológica por intermédio de estudos que abordem o desenvolvimento psicomotor, afetivo, moral e social; interligando-os aos conteúdos do Parkour. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Bandeira, Vitor Carlos De Araújo .pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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