Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42671
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Gabriela Gerlanny Teixeira do | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T13:15:26Z | - |
dc.date.available | 2022-02-03T13:15:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42671 | - |
dc.description.abstract | A dança pode ser caracterizada como a expressão corporal realizada por uma livre movimentação do indivíduo, com significações que vem da leitura da alma. O presente estudo tem como Objetivo identificar o papel da dança na educação física como conteúdo essencial no desenvolvimento dos alunos, apresentando, ainda, seus benefícios proporcionados pela prática. Tendo em vista que, a dança pode ser vista e trabalhada como ferramenta educacional nas aulas de educação física e, está ligada, ao desenvolvimento corpóreo e legítimo do ser humano. A partir disso, também, será refletido a cerca da sua relação com as festividades e a perca que ela sofre de sua seriedade, sobre o olhar do lúdico. Metodologia: Através de uma revisão de literatura, de livros e artigos, será abordado como a prática da dança é efetuada nas escolas e/ou ser tratada como atividade extracurricular. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Considerações finais: O trabalho mostrou grande relevância na pratica da dança na escola, pois através dela os alunos entendem a cultura na qual estão inseridos, questionando a mesma. Com isso, a dança se mostra muito mais do que coreografias reproduzidas no seu dia a dia. A Conclusão obtida mostra que, os profissionais da área de educação física alegam que o ensino universitário deixa a desejar de conhecimento teórico/prático, tendo em vista que o mercado tem necessidades superiores ao que eles têm de formação para desenvolver. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança para crianças | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.title | Dança educativa e sua importância nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Dance can be characterized as the body expression performed by a free movement of the individual, with meanings that come from reading the soul. This study aims to identify the role of dance in physical education as an essential content in the development of students, while also presenting its benefits provided by the practice. Considering that, dance can be seen and worked as an educational tool in physical education classes and is linked to the corporeal and legitimate development of the human being. From this, too, will be reflected about its relationship with the festivities and the loss that it suffers from its seriousness, on the look of the playful. Methodology: Through a literature review, books and articles, it will be addressed why this practice is little done in schools and / or treated as an extracurricular activity. This is a qualitative study. Final considerations: The work showed great relevance in the practice of dance in school, because through it the students understand the culture in which they are inserted, questioning it. With this, the dance proves to be much more than choreography reproduced in its daily life. The conclusion shows that physical education professionals claim that university education lacks theoretical / practical knowledge, given that the market has higher needs than they have training to develop. In addition, the limited physical space of some schools hinders the ease of practice. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nascimento, Gabriela Gerlanny Teixeira do.pdf | 633,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons