Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42665

Compartilhe esta página

Título: Ensaio sobre os fatores socioeconômicos da saúde infantil no Brasil: uma análise municipal para os anos de 2008 a 2018.
Autor(es): MOURA, Síria Monique Alves de
Palavras-chave: Saúde; Bem-estar; Peso baixo ao nascer; Óbito infantil
Data do documento: 23-Dez-2021
Citação: MOURA, Síria. Ensaio sobre os fatores socioeconômicos da saúde infantil no Brasil: uma análise municipal para os anos de 2008 a 2018. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Os temas relacionados à economia da saúde vêm ganhando mais espaço nos estudos econômicos, além dos conteúdos referentes aos gastos públicos com renda e saúde. Em um país caracterizado por desigualdades como o Brasil, torna-se necessário analisar os aspectos socioeconômicos ligados a sociedade e como estas variáveis se comportam. Este trabalho tem como objetivo avaliar os fatores socioeconômicos determinantes para a saúde infantil no Brasil, tendo o peso ao nascer e a taxa de óbito infantil como indicadores de saúde. Para isso, foram utilizados dados do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para os anos de 2008 a 2018, analisando os 5.570 municípios brasileiros e utilizando o Modelo de Efeitos Fixos. Dentre os resultados obtidos, tem-se que os principais fatores determinantes do peso baixo ao nascer no Brasil são o aumento na proporção de bebês prematuros, de mães adolescentes, mães sem instrução e mães que não realizaram consulta pré-natal. Em relação ao óbito infantil, as principais causas apontadas para o agravamento da situação foram o aumento das proporções de bebês prematuros e mães sem instrução. Portanto, observa-se que os principais determinantes socioeconômicos de saúde infantil no período analisado estão ligados à saúde e à educação da mãe, sendo necessárias políticas públicas em ambas as áreas para reverter estes resultados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42665
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Síria Moura.pdf364,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons