Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4266
Título: O Brasil e sua adesão à ALCA : enfrentando a competitividade diante do desenvolvimento social
Autor(es): Gomes Corrêa, Francisco
Palavras-chave: ALCA; Transformações econômicas; Economia mundial
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gomes Corrêa, Francisco; José de Arroxelas Galvão, Olímpio. O Brasil e sua adesão à ALCA : enfrentando a competitividade diante do desenvolvimento social. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo a idéia de transmitir uma abordagem clara acerca das vantagens e objeções para o Brasil, diante da possibilidade de seu ingresso na ALCA, numa interpretação baseada na realidade histórica, social e cultural do Brasil. A economia mundial tem sido alvo de grandes transformações. Graves crises vêm marcando a economia de importantes países, que procuram se adequar ao novo contexto mundial da globalização. Por isso procurou-se desenvolver este trabalho a partir do método dialético, na concepção do hegelianismo, que considera a história como o grande fator de mudança, estando o homem inserido neste contexto. Para relatar a história da globalização no Brasil e no MERCOSUL, é necessário analisar em todas as dimensões e aspectos o processo de formação da área hemisférica de livre comércio em que os países formaram e estão formando blocos econômicos, como é o caso do continente americano em que os EUA, com sua influência nos países latino-americanos, lançam a proposta de criação da ALCA, na expectativa de que as nações americanas superem suas dificuldades econômicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4266
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5897_1.pdf1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.