Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42653
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, José Dilson Beserra | - |
dc.contributor.author | SILVA, Edivanilson Edmilson da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T20:31:36Z | - |
dc.date.available | 2022-02-02T20:31:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Edivanilson Edmilson da. Matemática e música: uma análise das comunicações científicas publicadas nos encontros nacionais de educação matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42653 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa nasce como consequência de algumas observações realizadas no estágio e no PIBID, onde os alunos se apresentaram desmotivados em aprender matemática, o que nos fez sentir a necessidade de uma ferramenta que viesse a ser útil no ensino da disciplina e que fizesse parte do campo de interesse dos alunos. Os mesmos mostravam uma apreciação pela música, inclusive podendo ser observado no fato deles levarem o violão a sala de aula. Como músico amador e ciente da relação existente, entre Matemática e música, apresentamos um capitulo neste trabalho que nos guia por uma breve viajem pelo contexto histórico. A pesquisa consiste em um levantamento nos trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM), que tratasse esta relação. A análise permitiu vermos a música como uma ferramenta no processo de Ensino, uma vez que apresentava os conteúdos matemáticos sendo abordados através da música. Diante disto sentimos a necessidade de analisarmos quais concepções de Ensino da Matemática se era trabalhado em paralelo com esta ferramenta. Para isto apresentamos as principais concepções de Ensino e Aprendizagem da Matemática com Câmara dos Santos. E por fim concluímos quais as consequências de se fazer uso da música no processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Matemática e música: uma análise das comunicações científicas publicadas nos encontros nacionais de educação matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2500274097398060 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7001668802091435 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research was born as a consequence of some observations made both in the internship and PIBID, where students presented themselves unmotivated in learning mathematics, which made us feel the need for a tool that would be useful in teaching the discipline and that was part of the field of interest of the students. They showed an appreciation for the music, that can be observed in the fact that they take the guitar to the classroom. As an amateur musician and aware of the existing relationship between Mathematics and music, we present a chapter in this work that guides us through a brief journey through the historical context. The research consists of a survey of the works published in the Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), which dealt with this relation. The analysis allowed us to see music as a tool in the teaching process, since they presented mathematical contents being approached through music. Faced with this, we felt the need to analyze which conceptions of Mathematics Teaching were worked in parallel with this tool. For this, we present the main conceptions of Teaching and Learning of Mathematics with the Câmera dos Santos. Finally, we conclude Which consequences of making use of music in the process of Teaching and Learning Mathematics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Edivanilson Edmilson da.pdf | 550,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons