Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42651

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Jucicleide de Araújo-
dc.date.accessioned2022-02-02T20:30:51Z-
dc.date.available2022-02-02T20:30:51Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.citationSILVA, Jucicleide de Araújo. Avaliações externas e suas contribuições na aprendizagem de alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42651-
dc.description.abstractEste trabalho traz discussões sobre as avaliações externas. Com o intuito de investigar de que forma as avaliações externas da educação matemática contribuem com o aprendizado dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Baseamos nosso referencial teórico nos autores Bonamino e Sousa (2012); Castro (2009); Coelho (2008); Freitas (2005, 2007), que discutem sobre a Avaliação da Educação Básica no Brasil, e de Marafiga e Lopes (2013); Meira e Silva (2010); Pinto e Viana (2015), que trazem as influências das avaliações externas no meio educacional. Esta pesquisa será voltada para os anos finais do ensino fundamental de duas escolas da rede pública, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe – PE. Para tal, realizamos uma pesquisa de campo, na qual aplicamos um questionário sobre o tema em questão para alunos, professores e gestores, totalizando 14 participantes. A partir das respostas obtidas, realizamos uma análise qualitativa. Os resultados apontam que as avaliações externas são bem recebidas pelos sujeitos pesquisados, e constatamos que as mesmas contribuem de forma benéfica para a aprendizagem desses alunos, pois eles acabam se auto avaliando, além de servir para aprimorar o processo de ensino dessas escolas.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAvaliações externas e suas contribuições na aprendizagem de alunos dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxThis paper discusses external evaluations. In order to investigate how the external evaluations of mathematics education contribute to the learning of the students of the final years of elementary school. We base our theoretical framework on the authors Bonamino and Sousa (2012); Castro (2009); Coelho (2008); Freitas (2005, 2007), who discuss about the Evaluation of Basic Education in Brazil, and Marafiga and Lopes (2013); Meira e Silva (2010); Pinto and Viana (2015), which bring the influences of external evaluations in the educational environment. This research will focus on the final years of elementary school in two public schools, in the city of Santa Cruz do Capibaribe - PE. To do this, we conducted a field research, in which we applied a questionnaire on the subject in question to students, teachers and managers, totaling 14 participants. From the answers obtained, we performed a qualitative analysis. The results indicate that the external evaluations are well received by the subjects researched, and we find that they contribute beneficial to the learning of these students, as they end up self-evaluating, besides serving to improve the teaching process of these schools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Jucicleide de Araújo.pdf900,29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons