Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42651
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jucicleide de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T20:30:51Z | - |
dc.date.available | 2022-02-02T20:30:51Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jucicleide de Araújo. Avaliações externas e suas contribuições na aprendizagem de alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42651 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho traz discussões sobre as avaliações externas. Com o intuito de investigar de que forma as avaliações externas da educação matemática contribuem com o aprendizado dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Baseamos nosso referencial teórico nos autores Bonamino e Sousa (2012); Castro (2009); Coelho (2008); Freitas (2005, 2007), que discutem sobre a Avaliação da Educação Básica no Brasil, e de Marafiga e Lopes (2013); Meira e Silva (2010); Pinto e Viana (2015), que trazem as influências das avaliações externas no meio educacional. Esta pesquisa será voltada para os anos finais do ensino fundamental de duas escolas da rede pública, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe – PE. Para tal, realizamos uma pesquisa de campo, na qual aplicamos um questionário sobre o tema em questão para alunos, professores e gestores, totalizando 14 participantes. A partir das respostas obtidas, realizamos uma análise qualitativa. Os resultados apontam que as avaliações externas são bem recebidas pelos sujeitos pesquisados, e constatamos que as mesmas contribuem de forma benéfica para a aprendizagem desses alunos, pois eles acabam se auto avaliando, além de servir para aprimorar o processo de ensino dessas escolas. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Avaliações externas e suas contribuições na aprendizagem de alunos dos anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper discusses external evaluations. In order to investigate how the external evaluations of mathematics education contribute to the learning of the students of the final years of elementary school. We base our theoretical framework on the authors Bonamino and Sousa (2012); Castro (2009); Coelho (2008); Freitas (2005, 2007), who discuss about the Evaluation of Basic Education in Brazil, and Marafiga and Lopes (2013); Meira e Silva (2010); Pinto and Viana (2015), which bring the influences of external evaluations in the educational environment. This research will focus on the final years of elementary school in two public schools, in the city of Santa Cruz do Capibaribe - PE. To do this, we conducted a field research, in which we applied a questionnaire on the subject in question to students, teachers and managers, totaling 14 participants. From the answers obtained, we performed a qualitative analysis. The results indicate that the external evaluations are well received by the subjects researched, and we find that they contribute beneficial to the learning of these students, as they end up self-evaluating, besides serving to improve the teaching process of these schools. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Jucicleide de Araújo.pdf | 900,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons