Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42632

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorSILVA, Érika Alliny Lopes da-
dc.date.accessioned2022-02-01T16:55:04Z-
dc.date.available2022-02-01T16:55:04Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.date.submitted2022-02-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42632-
dc.description.abstractO ensino médio é uma etapa importante na formação dos jovens, mas durante o ano de 201 7 passou por mudanças estruturais no seu currículo, advindas do atual cenário político brasileiro. Para refletir acerca das reformas ocorridas, propôs-se com este estudo realizar uma revisão da literatura sobre o tema na perspectiva de uma abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa básica de caráter exploratório. Com base na revisão foram selecionados um total de dez artigos localizados em portais científicos como o Periódicos da capes e bases de dados como Scielo, Google acadêmico. A partir dos resultados, foi visto que a reforma do ensino médio se deu de forma ampla em suas intencionalidades, permitindo identificar elementos tais como: interesses políticos, interesses econômicos, aspectos ideológicos, objetivos implícitos, impacto curricular, concepção de educação e concepção do sujeito. Diante disso, acredita-se que a reforma do ensino médio está pensada e fundamentada não apenas na educação, visa permanência da hegemonia tecnicista, na qual os indivíduos obtêm uma visão utópica de sua autonomia. Os itinerários formativos supõem que os jovens têm poder de escolha, a partir da ideia da “preferência” pela área de conhecimento a ser estudada no Ensino médio, baseando-se em uma premissa educacional que não condiz com a realidade presente no país.pt_BR
dc.format.extent56 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médio – reforma curricularpt_BR
dc.subjectEnsino médio – formação de jovenspt_BR
dc.titleReforma do ensino médio: as consequências na formação da juventudept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNASCIMENTO, Hercília Melo do-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxHigh school is an important stage in the formation of young people, but during 2017 it underwent changes in its curriculum, advancing in the Brazilian political scenario. To reflect on the reforms that have taken place, propose a literature review study on the subject from the perspective of a qualitative approach, based on a basic exploratory research. Based on the review, we selected a total of ten articles displayed on scientific portals such as Cover Journals and databases such as Scielo, Google Scholar. From the results, it was seen that the reform of high school has broadly shaped its intentionalities, allowing to identify elements such as: political interests, economic interests, ideological aspects, implicit objectives, curriculum impact, education studies and student performance. . Given this, it is believed that the reform of high school is based not only on education, as the technological hegemony remains, in which students get a utopian view of their ability. The formatted itineraries assume that young people can choose, based on the idea of “preference” for the area of knowledge to be studied in high school, based on an educational premise that does not lead to the reality present in the country.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3792925926856737pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Érika Alliny Lopes da.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons