Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42619
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | MORAIS, Isaak Paulo de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T13:51:14Z | - |
dc.date.available | 2022-02-01T13:51:14Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-31 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Isaak Paulo de. As contribuições do jogo IGBA-ITA para o ensino e aprendizagem da probabilidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42619 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca constatar as principais contribuições do jogo Igba-Ita para o ensino e aprendizagem da probabilidade com estudantes do curso de matemática-licenciatura. Os sujeitos desta pesquisa se constituíram em um grupo de estudantes que já cursaram a disciplina de estatística no referido curso de licenciatura. Temos como objetivo investigar os conhecimentos dos estudantes sobre noções básicas de probabilidade, como o mapeamento de espaços amostrais. Metodologicamente, vivenciamos o jogo com o grupo de estudantes e em um segundo momento, por meio de alguns questionamentos e reflexões procuramos compreender o conhecimento deste grupo sobre probabilidade. Os resultados apontaram que os estudantes apresentam dificuldades com o mapeamento de espaços amostrais, levando-os a cálculos errôneos na quantificação de probabilidades. Entretanto, por meio desta pesquisa pudemos perceber o potencial do jogo e da ludicidade para fazer emergir dificuldades com o conceito de probabilidade e ajudar no desenvolvimento da compreensão sobre este tema matemático. Em contrapartida utilizamos o Jogo Igba-Ita como um jogo que fortalece vínculos de identidade africana contribuindo para o enfretamento ao racismo por meio de atividades didáticas na Educação Básica. | pt_BR |
dc.format.extent | 58p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Probabilidades | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos africanos | pt_BR |
dc.title | As contribuições do jogo IGBA-ITA para o ensino e aprendizagem da probabilidade. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8894969552778522 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
dc.description.abstractx | El presente trabajo busca constatar las principales contribuciones del juego Igba-Ita para la enseñanza y aprendizaje de la probabilidad con estudiantes del curso de matemáticas-licenciatura. Los sujetos de esta investigación se constituyeron en un grupo de estudiantes que ya cursaron la disciplina de estadística en el referido curso de licenciatura. Tenemos como objetivo investigar los conocimientos de los estudiantes sobre nociones básicas de probabilidad, como el mapeo de espacios muéstrales. Metodológicamente, vivimos el juego con el grupo de estudiantes y en un segundo momento, por medio de algunos cuestionamientos y reflexiones buscamos comprender el conocimiento de este grupo sobre probabilidad. Los resultados apuntaron que los estudiantes presentan dificultades con el mapeo de espacios muéstrales, llevándolos a cálculos erróneos en la cuantificación de probabilidades. Sin embargo, a través de esta investigación pudimos percibir el potencial del juego y de la ludicidad para hacer emerger dificultades con el concepto de probabilidad y ayudar en el desarrollo de la comprensión sobre este tema matemático. En contrapartida utilizamos el Juego Igba-Ita como un juego que fortalece vínculos de identidad africana contribuyendo para el enfrentamiento al racismo por medio de actividades didácticas en la Educación Básica. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0813-7445 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MORAIS, Isaak Paulo de.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons