Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42616

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPICHLER, Rosimeri Franck-
dc.contributor.authorGOMES, Millena Maria Cintra-
dc.date.accessioned2022-01-31T19:33:54Z-
dc.date.available2022-01-31T19:33:54Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2022-01-13-
dc.identifier.citationGOMES, Millena Maria Cintra. DESIGN PARA A ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL: Guia de orientações para elaboração de materiais acadêmicos acessíveis. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso em Design – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42616-
dc.description.abstractA sociedade ainda encontra barreiras comunicacionais que impendem a veiculação e a produção de informações acessíveis, assim, para que a comunicação seja ampliada no contexto acadêmico, se utiliza elementos de tecnologia assistiva para proporcionar autonomia, qualidade de vida e inclusão. Neste trabalho, a descrição de imagem apresenta-se como uma possibilidade de recurso assistivo e de acessibilidade comunicacional dentro do meio acadêmico, possibilitando mais acesso às informações científicas. Deste modo, optou-se por desenvolver um guia de orientações para a elaboração de materiais acadêmicos acessíveis, com foco na descrição de imagens, possibilitando a acessibilidade comunicacional de pessoas com deficiência visual. Para cumprir tal objetivo, esta pesquisa compreende 3 fases de pesquisa, a saber: Fase 1 – Fundamentação Teórica; Fase 2 – Organização das Informações; e Fase 3 – Desenvolvimento do Guia. Para isso, optou-se pela metodologia de design de Bruce Archer, a qual se caracteriza por três etapas distintas: fase analítica, criativa e executiva. O resultado deste projeto apresenta um kit contendo guia de orientações, flashcards e cartazes, por meio do qual, estima-se promover a elaboração de materiais acadêmicos acessíveis, com foco para a descrição de imagens e do uso do texto alternativo em documentos de texto.pt_BR
dc.format.extent147p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDescrição de imagenspt_BR
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.titleDesign para a acessibilidade comunicacional: guia de orientações para elaboração de materiais acadêmicos acessíveis.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3658089439139088pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3364365287473678pt_BR
dc.description.abstractxSociety still encounters communication barriers that include the transmission and production of accessible information, therefore, for the communication to be expanded in the academic context, assistive technology elements are used to provide autonomy, quality of life and inclusion. In that way, this work aims to develop a guidance guide for the elaboration of accessible academic materials, with a focus on image description, enabling the communicational accessibility of people with visual disabilities. To accomplish this goal, this research comprises 3 phases of research, as follows: Phase 1 – Theoretical Background; Phase 2 – Organization of Data; and Phase 3 – Development of the Guide. To do this, Bruce Archer’s design methodology was chosen, which is characterized by three distinct stages: analytical, creative and executive phase. The result of this project presents guidance for image description insertion and alternative text in a text document in order to provide more scientific support and assistive technology resources for the academic area.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Millena Maria Cintra Gomes.pdf23,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons