Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42616
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PICHLER, Rosimeri Franck | - |
dc.contributor.author | GOMES, Millena Maria Cintra | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-31T19:33:54Z | - |
dc.date.available | 2022-01-31T19:33:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-13 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Millena Maria Cintra. DESIGN PARA A ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL: Guia de orientações para elaboração de materiais acadêmicos acessíveis. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso em Design – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42616 | - |
dc.description.abstract | A sociedade ainda encontra barreiras comunicacionais que impendem a veiculação e a produção de informações acessíveis, assim, para que a comunicação seja ampliada no contexto acadêmico, se utiliza elementos de tecnologia assistiva para proporcionar autonomia, qualidade de vida e inclusão. Neste trabalho, a descrição de imagem apresenta-se como uma possibilidade de recurso assistivo e de acessibilidade comunicacional dentro do meio acadêmico, possibilitando mais acesso às informações científicas. Deste modo, optou-se por desenvolver um guia de orientações para a elaboração de materiais acadêmicos acessíveis, com foco na descrição de imagens, possibilitando a acessibilidade comunicacional de pessoas com deficiência visual. Para cumprir tal objetivo, esta pesquisa compreende 3 fases de pesquisa, a saber: Fase 1 – Fundamentação Teórica; Fase 2 – Organização das Informações; e Fase 3 – Desenvolvimento do Guia. Para isso, optou-se pela metodologia de design de Bruce Archer, a qual se caracteriza por três etapas distintas: fase analítica, criativa e executiva. O resultado deste projeto apresenta um kit contendo guia de orientações, flashcards e cartazes, por meio do qual, estima-se promover a elaboração de materiais acadêmicos acessíveis, com foco para a descrição de imagens e do uso do texto alternativo em documentos de texto. | pt_BR |
dc.format.extent | 147p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Descrição de imagens | pt_BR |
dc.subject | Audiodescrição | pt_BR |
dc.title | Design para a acessibilidade comunicacional: guia de orientações para elaboração de materiais acadêmicos acessíveis. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3658089439139088 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3364365287473678 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Society still encounters communication barriers that include the transmission and production of accessible information, therefore, for the communication to be expanded in the academic context, assistive technology elements are used to provide autonomy, quality of life and inclusion. In that way, this work aims to develop a guidance guide for the elaboration of accessible academic materials, with a focus on image description, enabling the communicational accessibility of people with visual disabilities. To accomplish this goal, this research comprises 3 phases of research, as follows: Phase 1 – Theoretical Background; Phase 2 – Organization of Data; and Phase 3 – Development of the Guide. To do this, Bruce Archer’s design methodology was chosen, which is characterized by three distinct stages: analytical, creative and executive phase. The result of this project presents guidance for image description insertion and alternative text in a text document in order to provide more scientific support and assistive technology resources for the academic area. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Millena Maria Cintra Gomes.pdf | 23,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons