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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42612
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Título: | Vivências parentais de mães de crianças na primeira infância em situação de vulnerabilidade social : o contexto da pandemia da Covid-19 |
Autor(es): | GURGEL, Ricardo Barros |
Palavras-chave: | Poder familiar; Vulnerabilidade social; Desenvolvimento infantil; Covid-19 |
Data do documento: | 18-Out-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | GURGEL, Ricardo Barros. Vivências parentais de mães de crianças na primeira infância em situação de vulnerabilidade social: o contexto da pandemia da Covid-19. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | A pandemia da COVID-19 gerou um contexto de maior estresse parental com o confinamento e as consequências dessa nova dinâmica familiar tiveram repercussões para a parentalidade e para o desenvolvimento infantil. O público alvo são principalmente famílias em situação de vulnerabilidade social com crianças na primeira infância (zero a seis anos). É sabido que o contexto de vulnerabilidade social por si só tem peculiaridades que podem afetar o desenvolvimento integral das crianças, somado isto ao contexto da pandemia da COVID 19 emerge considerar a inclusão de novos fatores ou agravamentos e avaliar suas repercussões para esse desenvolvimento. O estresse parental surgido a partir das novas responsabilidades dos cuidadores em um ambiente de maior restrição social acarretou sobrecarga na funcionalidade da parentalidade. Por sua vez, estudos mais recentes vem mostrando que mesmo em condições adversas, seja pela vulnerabilidade social seja por essa condição agravada pela pandemia da COVID-19, quando se consegue vivenciar mesmo nessas condições uma parentalidade mais ativa e positiva, os resultados para essas crianças são satisfatórios. Objetivo: Compreender as vivências parentais de mães de crianças na primeira infância, em contextos de vulnerabilidade social durante a pandemia da COVID-19 e descrever suas potencialidades e desafios para as relações parentais. Métodos: Estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa baseado em dados primários obtidos mediante a realização de entrevistas semi-estruturadas na modalidade on-line, com oito mães de nove crianças na faixa etária de zero a seis anos, assistidas por uma instituição de assistência social em Recife-PE. A análise de dados envolveu as etapas de codificação propostas por Yin, a partir do referencial teórico do Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. Resultados: As categorias temáticas foram organizadas a partir de códigos indutivos derivados dos dados, além da articulação com o referencial teórico de Bronfenbrenner, nos itens Pessoa, Processo, Contexto e Tempo. Na categoria pessoa mereceu destaque o compromisso das mães em cuidar dos filhos apesar da sobrecarga das tarefas domésticas e do trabalho externo. No item processo percebeu-se relações parentais baseadas em práticas parentais tanto positivas como negativas, além do desejo de serem mais pacientes para lidarem com os desafios de educarem seus filhos. Na categoria contexto recebeu atenção as falas das mães que relataram exaustão física e mental diante da alteração percebida no comportamento de agitação e agressividade das crianças. Por fim, na categoria tempo, observou-se nos relatos das mães o desejo de um futuro promissor para os seus filhos como o de seguir na continuidade e dedicação aos estudos, no acesso seguro ao mundo do trabalho e de serem cidadãos prósperos. Conclusão: As vivências parentais de mães e de crianças na primeira infância, em contextos de vulnerabilidade social durante a pandemia da COVID-19 foram analisadas a partir de elementos do modelo bioecológico, no qual elementos adicionais, como as consequências diretas e indiretas da pandemia da COVID-19 estiveram presentes e trouxeram mais desafios para a funcionalidade da parentalidade. O incentivo e apoio dos profissionais de saúde diante das dificuldades enfrentadas em contexto de vulnerabilidade podem estimular a resiliência e melhor qualidade na relação parental com possível impacto positivo no desenvolvimento infantil dessas crianças. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42612 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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