Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42596
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | LIMA, Rafaele Cardoso de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T19:13:21Z | - |
dc.date.available | 2022-01-28T19:13:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42596 | - |
dc.description.abstract | As aulas de Educação Física na educação infantil é algo divertido, onde traz momentos de felicidade e uma bagagem de responsabilidade onde a partir do lúdico a criança vai desenvolvendo aspectos físicos e psíquicos. Filósofos como Piaget e Vygotsky, reconhecem a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem é brincando que a criança é capaz de satisfazer as suas necessidades e estruturar-se na medida em que ocorrem transformações em sua consciência A ludicidade apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana, assim, na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica. Daí, fomos investigar na literatura a importância de trabalhar o lúdico, como estratégia de ensino para o desenvolvimento das capacidades motoras e psíquicas das crianças, durante o ensino-aprendizagem na Educação infantil. Esta pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica, que se tratam de diferentes estudos já realizados e se caracteriza como “estudos que analisam a produção bibliográfica em determinada área temática. Sobre nossos resultados indentificamos que quando se trata do público infantil o lúdico é a estratégia mais indicada, onde a ludicidade está diretamente relacionada tanto com o ensino aprendizagem quanto a saúde e é nítido a importância do papel da ludicidade no desenvolvimento da autoestima, autonomia, autoconhecimento corporal, assimilação de regras, criatividade. Consideramos que cabe ao professor discernimento pedagógico para explorar da melhor maneira o lúdico na Educação Física infantil. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | O lúdico como estratégia de ensino para o desenvolvimento da criança na educação física infantil: o que diz a literatura? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Physical Education classes in early childhood education is something fun, where it brings moments of happiness and a baggage of responsibility where from the playful the child develops physical and psychic aspects. Philosophers such as Piaget and Vygotsky recognize the importance of playfulness in the teaching-learning process by joking that the child is able to satisfy his needs and structure himself as transformations in his consciousness occur. Playfulness has specific values for all children. phases of human life, so in the child and adolescent years the purpose is essentially pedagogical. Hence, we investigated in literature the importance of working the playful as a teaching strategy for the development of children's motor and psychic abilities during teachinglearning in early childhood education. This research was conducted through a literature review, which deals with different studies already performed and is characterized as “studies that analyze the bibliographic production in a given thematic area. About our results we identified that when it comes to the child audience, playfulness is the most appropriate strategy, where playfulness is directly related to both learning and health teaching and the importance of playfulness in the development of self-esteem, autonomy, self-knowledge is clear. assimilation of rules, creativity. We conclude that it is up to the teacher pedagogical discernment to better exploit the playful in child physical education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lima, Rafaele Cardoso de.pdf | 544,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons