Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42596

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorLIMA, Rafaele Cardoso de-
dc.date.accessioned2022-01-28T19:13:21Z-
dc.date.available2022-01-28T19:13:21Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.date.submitted2022-01-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42596-
dc.description.abstractAs aulas de Educação Física na educação infantil é algo divertido, onde traz momentos de felicidade e uma bagagem de responsabilidade onde a partir do lúdico a criança vai desenvolvendo aspectos físicos e psíquicos. Filósofos como Piaget e Vygotsky, reconhecem a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem é brincando que a criança é capaz de satisfazer as suas necessidades e estruturar-se na medida em que ocorrem transformações em sua consciência A ludicidade apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana, assim, na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica. Daí, fomos investigar na literatura a importância de trabalhar o lúdico, como estratégia de ensino para o desenvolvimento das capacidades motoras e psíquicas das crianças, durante o ensino-aprendizagem na Educação infantil. Esta pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica, que se tratam de diferentes estudos já realizados e se caracteriza como “estudos que analisam a produção bibliográfica em determinada área temática. Sobre nossos resultados indentificamos que quando se trata do público infantil o lúdico é a estratégia mais indicada, onde a ludicidade está diretamente relacionada tanto com o ensino aprendizagem quanto a saúde e é nítido a importância do papel da ludicidade no desenvolvimento da autoestima, autonomia, autoconhecimento corporal, assimilação de regras, criatividade. Consideramos que cabe ao professor discernimento pedagógico para explorar da melhor maneira o lúdico na Educação Física infantil.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleO lúdico como estratégia de ensino para o desenvolvimento da criança na educação física infantil: o que diz a literatura?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThe Physical Education classes in early childhood education is something fun, where it brings moments of happiness and a baggage of responsibility where from the playful the child develops physical and psychic aspects. Philosophers such as Piaget and Vygotsky recognize the importance of playfulness in the teaching-learning process by joking that the child is able to satisfy his needs and structure himself as transformations in his consciousness occur. Playfulness has specific values for all children. phases of human life, so in the child and adolescent years the purpose is essentially pedagogical. Hence, we investigated in literature the importance of working the playful as a teaching strategy for the development of children's motor and psychic abilities during teachinglearning in early childhood education. This research was conducted through a literature review, which deals with different studies already performed and is characterized as “studies that analyze the bibliographic production in a given thematic area. About our results we identified that when it comes to the child audience, playfulness is the most appropriate strategy, where playfulness is directly related to both learning and health teaching and the importance of playfulness in the development of self-esteem, autonomy, self-knowledge is clear. assimilation of rules, creativity. We conclude that it is up to the teacher pedagogical discernment to better exploit the playful in child physical education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lima, Rafaele Cardoso de.pdf544,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons