Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42595
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMORIM, Marco Antônio Fidalgo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Luís Felipe da | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T18:41:18Z | - |
dc.date.available | 2022-01-28T18:41:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42595 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo investigar as transformações que vem se encaminhando sobre a formação da juventude no Ensino Médio articulado ao empreendedorismo. Sendo assim, como estratégia metodológica desenvolvemos uma revisão sistemática em revistas indexadas. Para a análise dos dados nos orientamos a partir do método hermenêutico-dialético. Os achados bibliográficos nos permitiram identificar que a urgência da reforma do Ensino Médio, MP nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017) atende às demandas da acumulação flexível. Frente a esse cenário o Ensino Médio se depara com um aparente leque de oferta de formação diversificada, mas na realidade é uma oferta fragmentada padronizando uma ‘nova forma escolar’. Frente ao caráter restritivo do mercado de trabalho, justifica-se a importância da aprendizagem ao longo da vida pela necessidade de desenvolver uma atitude empreendedora e pró-ativa. Para tanto, o empreendedorismo toma força enquanto ideologia e alternativa ao desemprego. Frente a esse cenário de pauperização da educação pública se faz necessário a defesa de importantes conquistas para os filhos da classe trabalhadora, como o Ensino Médio Integrado que articula ciência, cultura e trabalho a fim de promover uma formação que supere a histórica dicotomia entre trabalho-educação garantindo aos jovens uma formação que lhes permita a compreensão sobre os conhecimentos da ciência da natureza e das ciências humanas. Por fim, alertamos que os que mais sofrem com o rebaixamento da educação e com a inserção prematura no mercado de trabalho são os jovens da população negra e periférica, dessa forma reforçando o apartheid social. | pt_BR |
dc.format.extent | 44 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.title | Empreender ou perecer: quais as perspectivas da educação brasileira para a formação da juventude no Ensino Médio? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CÂNDIDO, Thamyrys Fernanda | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8192156992165855 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The preset article aims to investigate the transformations that had been developed about High School atriculated to Entrepreneurship on youth formation. This way, while metodological strategy we developed a systematic review in indexed magazines. To data analysis to we guide us through dialetical-hermeneutic method. The bibliografic data allow us indentify that High School reform, MP nº 746/2016 (Law nº 13.415), urgency works for flexible accumulation. In front to that scenary, the High School is facing a trimmer offer range of diversificated formation, but, on realyty it is a standard fragmented offer a 'new schoolar form'. In front to restrictive work market, is justified the importance of throughout life leraning for the necessity of develop a Entrepreneurship and pro-activy atitude. Thus, Entrepreneurship gains force while a ideology and uneployment alternative. In the face of this scenario of public education pauperization it is necessary to defend important achievements for working-class children, such as Integrated High School that articulates science, culture and work in order to promote that overcomes historical dichotomy between work-education ensuring young people a training that allows them to with the knowledge of nature science and human sciences. Finally, we alert that those that more suffer with the education lowering and with a premature insertion on work market are the black young and periferic population, this way reforcing the social apartheid. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8979287363825113 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Luis Felipe da.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons