Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42595

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Marco Antônio Fidalgo-
dc.contributor.authorSILVA, Luís Felipe da-
dc.date.accessioned2022-01-28T18:41:18Z-
dc.date.available2022-01-28T18:41:18Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.date.submitted2022-01-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42595-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo investigar as transformações que vem se encaminhando sobre a formação da juventude no Ensino Médio articulado ao empreendedorismo. Sendo assim, como estratégia metodológica desenvolvemos uma revisão sistemática em revistas indexadas. Para a análise dos dados nos orientamos a partir do método hermenêutico-dialético. Os achados bibliográficos nos permitiram identificar que a urgência da reforma do Ensino Médio, MP nº 746/2016 (Lei nº 13.415/2017) atende às demandas da acumulação flexível. Frente a esse cenário o Ensino Médio se depara com um aparente leque de oferta de formação diversificada, mas na realidade é uma oferta fragmentada padronizando uma ‘nova forma escolar’. Frente ao caráter restritivo do mercado de trabalho, justifica-se a importância da aprendizagem ao longo da vida pela necessidade de desenvolver uma atitude empreendedora e pró-ativa. Para tanto, o empreendedorismo toma força enquanto ideologia e alternativa ao desemprego. Frente a esse cenário de pauperização da educação pública se faz necessário a defesa de importantes conquistas para os filhos da classe trabalhadora, como o Ensino Médio Integrado que articula ciência, cultura e trabalho a fim de promover uma formação que supere a histórica dicotomia entre trabalho-educação garantindo aos jovens uma formação que lhes permita a compreensão sobre os conhecimentos da ciência da natureza e das ciências humanas. Por fim, alertamos que os que mais sofrem com o rebaixamento da educação e com a inserção prematura no mercado de trabalho são os jovens da população negra e periférica, dessa forma reforçando o apartheid social.pt_BR
dc.format.extent44 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.titleEmpreender ou perecer: quais as perspectivas da educação brasileira para a formação da juventude no Ensino Médio?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCÂNDIDO, Thamyrys Fernanda-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8192156992165855pt_BR
dc.description.abstractxThe preset article aims to investigate the transformations that had been developed about High School atriculated to Entrepreneurship on youth formation. This way, while metodological strategy we developed a systematic review in indexed magazines. To data analysis to we guide us through dialetical-hermeneutic method. The bibliografic data allow us indentify that High School reform, MP nº 746/2016 (Law nº 13.415), urgency works for flexible accumulation. In front to that scenary, the High School is facing a trimmer offer range of diversificated formation, but, on realyty it is a standard fragmented offer a 'new schoolar form'. In front to restrictive work market, is justified the importance of throughout life leraning for the necessity of develop a Entrepreneurship and pro-activy atitude. Thus, Entrepreneurship gains force while a ideology and uneployment alternative. In the face of this scenario of public education pauperization it is necessary to defend important achievements for working-class children, such as Integrated High School that articulates science, culture and work in order to promote that overcomes historical dichotomy between work-education ensuring young people a training that allows them to with the knowledge of nature science and human sciences. Finally, we alert that those that more suffer with the education lowering and with a premature insertion on work market are the black young and periferic population, this way reforcing the social apartheid.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8979287363825113pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Luis Felipe da.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons