Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42566

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Marco Antônio Fidalgo-
dc.contributor.authorGIBSON FILHO, Alex de Albuquerque-
dc.date.accessioned2022-01-26T18:14:04Z-
dc.date.available2022-01-26T18:14:04Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.date.submitted2022-01-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42566-
dc.description.abstractO cenário político-educacional brasileiro nos últimos anos vem sofrendo uma série de transformações que, através de Resoluções, Decretos, Projetos de Ementa Constitucional (PEC), e Leis com definições complexas, e até mesmo controversas, criam um cenário preocupante e perigoso para a educação do país. O presente trabalho se refere à reforma do ensino médio (EM), na qual se configura em uma reestruturação da organização curricular, bem como da gestão das instituições públicas de ensino, no caso as escolas, a qual é um retrocesso e ignora a Constituição de 1988, que garante a educação como direito de todos e dever do Estado (Art. 205), bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9394/96) na qual, segundo Frigotto (2016), “garante a universalidade do ensino médio como etapa final da educação básica”. Uma das medidas tomadas para realizar a alteração desse quadro, foi à criação de Medida Provisória (MP) n° 746, de 22 de setembro de 2016, que após um processo de votação no plenário da Câmara e no Senado, foi aprovada e sancionada na Lei n° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diante de tal mudança, a escola pública brasileira se encontra em uma fase de transformação, mas, até onde ela se valida? O presente trabalho trata-se de uma Análise Documental. Inicialmente, foi realizado um levantamento de documentos oficiais como Leis, Medidas Provisórias, e Projetos de Lei do Governo Brasileiro, bem como artigos e revistas acerca do tema a ser trabalhado. O trabalho tem como objetivo geral refletir acerca dos desdobramentos do novo ensino médio na Educação Física escolar, e como específicos, analisar a Lei nº 13.415/17, refletir acerca da atual conjuntura política e social do ensino básico brasileiro, e analisar os desdobramentos desse novo modelo sobre a Educação Física. A literatura estudada a partir de autores como Freitas, Krawczyk, Bungenstab, entre outros, aponta que a educação brasileira se encaminha a um processo massivo de doutrinação sob a ideologia neotecnicista e seu projeto de livre mercado. Não somente a isso, como as forças hegemônicas neoliberais no atual poder da política brasileira vigente estão verticalizados com essas novas diretrizes, a fim de garantir a quebra do papel do Estado para com a educação, promovem cada vez mais a inserção das empresas privadas na educação pública. Com isso, é preciso expor as contradições diante da falsa narrativa de flexibilização da educação, bem como conscientizar a sociedade a lutar por uma escola pública de gestão pública.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação física para adolescentespt_BR
dc.subjectReforma educacionalpt_BR
dc.titleAnálise do novo ensino médio e os desdobramentos para a educação física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8192156992165855pt_BR
dc.description.abstractxThe Brazilian political-educational scenario in recent years has been undergoing a series of transformations that, through Resolutions, Decrees, Constitutional Letter Projects (PEC), and Laws with complex and even controversial definitions, create a worrying and dangerous scenario for the country education. The present work refers to the reform of high school (MS), which is a restructuring of the curriculum organization, as well as the management of public educational institutions, in this case schools, which is a setback and ignores the Constitution of 1988, which guarantees education as the right of all and the duty of the State (Art. 205), as well as the Law of Guidelines and Bases of Education (Law No. 9394/96), which, according to Frigotto (2016), “guarantees the universality of education. as the final stage of basic education ”. One of the measures taken to amend this framework was the creation of Provisional Measure (MP) No. 746, of September 22, 2016, which, after a plenary and senate voting process, was approved and sanctioned by Law no. ° 13,415, of February 16, 2017. Faced with such a change, the Brazilian public school is in a phase of transformation, but to what extent does it validate itself? The present work is a Document Analysis. Initially, a survey was made of official documents such as Laws, Provisional Measures, and Bills of the Brazilian Government, as well as articles and magazines on the topic to be worked on. The general objective of this paper is to reflect on the consequences of the new high school in physical education, and as specifics, to analyze Law No. 13,415 / 17, to reflect on the current political and social conjuncture of the Brazilian elementary school, and to analyze the developments of this new school. Physical Education model. The literature studied from authors such as Freitas, Krawczyk, Bungenstab, among others, points out that Brazilian education is undergoing a massive process of indoctrination under neotechnical ideology and its free market project. Not only that, but the neoliberal hegemonic forces in the current power of current Brazilian politics are verticalized with these new guidelines in order to guarantee the breaking of the role of the state towards education, increasingly promoting the insertion of private companies in the public education. Thus, it is necessary to expose the contradictions in face of the false narrative of flexibility of education, as well as to make society aware of the struggle for a public school of public management.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gibson Filho, Alex de Albuquerque.pdf690,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons