Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42526

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorSILVA, Fernanda Maria da-
dc.date.accessioned2022-01-21T19:18:46Z-
dc.date.available2022-01-21T19:18:46Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.date.submitted2022-01-21-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Maria da. Pedagogia empreendedora contradições no percurso da educação básica: exclusão da formação humana e ocultação da (re)produção das desigualdades sociais. 2021 Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42526-
dc.description.abstractEste artigo tem como finalidade analisar as concepções construídas por alguns licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Acadêmico do Agreste, sobre a disciplina Empreendedorismo, Projeto de Empreendedorismo ou Projeto de Vida como agente modificador do currículo do Ensino Médio para que possamos entender as mudanças realizadas no currículo com a reforma do Ensino Médio e a introdução de tal disciplina. Desta maneira, de acordo com Coan, Souza e outros podemos compreender os pontos positivos e negativos da disciplina para o ensino médio a partir de ideais prós e contra e investigar o papel das políticas de currículo na reforma do ensino médio. Com isso, foram pesquisados e analisados, quatro licenciandos através de entrevista semiestruturada, de forma virtual em uma reunião do Google Meet, devido o atual cenário pandêmico pelo qual estamos passando, a entrevista foi gravada após o consentimento dos entrevistados. Tais entrevistados foram escolhidos após o critério de serem obrigatoriamente egressos da disciplina Empreendedorismo ou Projeto de Empreendedorismo ou Projeto de Vida em seu ensino médio.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismo, educação, reforma do ensino médio, políticas de currículo.pt_BR
dc.titlePedagogia empreendedora contradições no percurso da educação básica: exclusão da formação humana e ocultação da (re)produção das desigualdades sociais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9265218847200783pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to analyze the conceptions constructed by some graduates in Mathematics of the Federal University of Pernambuco - Academic Campus of Agreste, on the discipline Entrepreneurship and/or Entrepreneurship Project as a modifying agent of the high school curriculum so that we can understand the changes made in the curriculum with the reform of high school and the introduction of such discipline. In this way, according to Coan, Souza and others can understand the positive and negative points of the discipline for high school from pros and contra ideals and investigate the role of curriculum policies in high school reform. With this, six graduates were researched and analyzed through semi-structured interviews, virtually in a Google Meet meeting, due to the current pandemic scenario we are going through, the interview was recorded after the interviewees' consent. These interviewees were chosen after the criterion of being compulsorily graduates of the discipline Entrepreneurship or Entrepreneurship Project in their high school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departamentNFD - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0001-6053-6112pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
organized (1).pdf431,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons