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Título : Quadratur: Aprendendo design de forma lúdica.
Autor : LIMA, Anderson Henrique Alexandrino de
Palabras clave : Desenho industrial; Jogos; Educação; Jogos de tabuleiro
Fecha de publicación : 20-dic-2021
Citación : LIMA, Anderson Henrique Alexandrino de. Quadratur: aprendendo design de forma lúdica. 2021. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Design, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : Trabalho de conclusão do curso de graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco, Quadratur é um jogo desenhado para ser utilizado em sala de aula, com o apoio e supervisão de professores e monitores, e faz uma simulação simplificada da rotina de um designer que deve utilizar de várias técnicas e ferramentas para solucionar variados problemas de design tipicamente trazidos por clientes, como por exemplo o desenvolvimento de uma identidade visual. Apesar de simples, o jogo busca estimular a capacidade dos alunos de pensar de forma projetual atuando tanto no sentido de reforçar seu "vocabulário" de técnicas, aprofundando o conhecimento a respeito de seu funcionamento, quanto no sentido de desafiá-los a pensar os diferentes aspectos de cada problema e quais combinações de ferramentas poderiam ser usadas para se chegar a uma solução, uma vez que não existe uma única resposta certa para cada problema. O jogo ainda ajuda, de forma indireta, os alunos a desenvolver suas capacidades de planejar de forma sequencial e lógica as etapas de um projeto. Este trabalho teve como objetivo gerar uma ferramenta lúdica que facilite o entendimento básico, por parte de alunos de graduação em Design, da dinâmica e do fluxo de uma metodologia projetual, fazendo uso de mecanismos mentais comumente explorados em jogos, com o intuito de atingir os alunos diretamente no nível inconsciente, permitindo o desenvolvimento das habilidades cognitivas relativas ao planejamento e a estruturação de projetos em 4 etapas: Entendimento do Problema, Geração de alternativas, Teste e refino e Implementação/lançamento. Como resultado apresentamos um jogo totalmente finalizado e pronto para ser usado em sala de aula, inicialmente no formato EAD por meio da ferramenta Tabletopia. Porém o jogo pode ser facilmente materializado para ser usado no formato presencial assim que for possível. Todo o processo de desenvolvimento foi documentado, portanto não apresentamos apenas um produto, mas também um estudo de caso, um passo-a-passo detalhado do desenvolvimento de um jogo de tabuleiro independente. E como tal temos a esperança que possa servir como guia para que outros estudantes possam desenvolver projetos futuros.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42516
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

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