Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42515

Compartilhe esta página

Título: Produção informal de confecções em Caruaru: estudos de caso de alguns processos produtivos e suas condições de trabalho.
Autor(es): SANTOS, Altiene Cabral dos
Palavras-chave: Roupas - Confecção - Caruaru (PE); Setor informal (Economia) - Indústria têxtil; Empreendedorismo; Pequenas e médias empresas; Ambiente de trabalho
Data do documento: 9-Out-2019
Citação: SANTOS, Altiene Cabral dos. Produção informal de confecções em Caruaru: estudos de caso de alguns processos produtivos e suas condições de trabalho. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A informalidade é um dos elementos básicos para estruturar micro empreendimentos de confecções no Agreste pernambucano. Considerando a importância da atuação deste tipo de empreendimento na região e das suas características próprias, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os processos produtivos e condições de trabalho adotadas por microempreendedores de confecção em Caruaru/PE, para entender a dinâmica da produção informal local. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, através do estudo de campo, utilizando roteiro de entrevista semiestruturado com seis microempreendedores informais da confecção, sobre as características dos seus processos produtivos e respectivas condições de trabalho, a fim de entender a dinâmica da produção informal, com base na cultura local. A revisão de literatura abordou de forma contextualizada os quatro temas pertinentes ao objetivo da pesquisa: informalidade, processo de trabalho e condições de trabalho e empreendedorismo por necessidade. E os depoimentos que resultaram das entrevistas foram expostos em três quadros de análise com informações sobre o perfil dos entrevistados, as características do processo produtivo e suas respectivas condições de trabalho. Os dados obtidos foram interpretados e com estes foi possível observar que a informalidade na região se dá de forma histórica e intensa, são regidas por relações de parentesco e amizade, envolvendo toda estrutura familiar, onde os proprietários utilizam do conhecimento próprio e suas experiências, para manter estes empreendimentos e com predominante ação de mulheres nos empreendimentos, tanto como proprietárias tanto como funcionárias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42515
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Altiene Cabral dos.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons