Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42499

Comparte esta pagina

Título : Entrecruzando sentidos de práticas curriculares-avaliativas em um contexto remoto
Autor : SILVA, Letícia Myllena Alves da
Palabras clave : Currículo; Prática curricular-avaliativa; Avaliação; Contexto remoto
Fecha de publicación : 10-dic-2021
Resumen : O presente estudo, se inscreve no debate nacional sobre as práticas curriculares e avaliativas, o currículo e o ensino no contexto pandêmico da COVID-19, e tem como principal objetivo analisar os entrecruzamentos dos sentidos de práticas curriculares-avaliativas no contexto de ensino remoto. Como objetivos específicos buscamos identificar os sentidos entrecruzados de prática curricular dos professores, mapear as principais práticas avaliativas utilizadas pelos professores e o porquê do uso destes instrumentos do ponto de vista da aprendizagem dos alunos e por fim identificar os limites e dificuldades dos docentes para realizar as avaliações durante o ensino remoto. Ainda, tomamos neste estudo, a teoria do discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015) como abordagem teórica-metodológica, uma vez que entendemos o discurso como parcial e contingente. Para a coleta dos dados, utilizamos a aplicação de questionários com professores da rede pública de ensino da cidade de Caruaru-PE. Obtivemos contato com duas professoras e analisamos seus discursos em busca de responder os nossos objetivos de pesquisa. As análises apontaram que as professoras utilizam em sua as orientações curriculares, a BNCC e a contextualização como base para suas aulas, de modo a atender as necessidades de aprendizagens que emergem na sala de aula. Também foi evidenciado em seus discursos, a reflexão e a autonomia profissional, ao buscarem alternativas para promover um ensino significativo para o aluno, utilizando de conhecimentos decorrentes de suas vivências em sala de aula, das particularidades da localidade em que atuam e dos alunos aos quais ensinam, e de ferramentas que estão ao alcance da maioria de seus alunos, de modo que a aprendizagem seja equitativa para todos da comunidade escolar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42499
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Letícia Myllena.pdf540,31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons