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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42486

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Title: O trabalhador por conta própria e seus pequenos negócios do Alto do Moura - PE.
Authors: MOURA, Maria Raiza Ferreira de
Keywords: Trabalhadores autônomos; Trabalho informal - Administração; Setor informal (Economia); Ambiente de trabalho
Issue Date: 12-Nov-2019
Citation: MOURA, Maria Raiza Ferreira de. O trabalhador por conta própria e seus pequenos negócios do Alto do Moura - PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O Alto do Moura - PE, carrega consigo uma atividade artesanal com valor simbólico imensurável devido a sua cultura e tradição na região Nordeste. Foi por meio das artes figurativas de barro que a localidade conquistou reconhecimento nacional e internacional, nesse contexto, é possível encontrar proprietários de pequenos negócios suburbanos, que administram seus próprios negócios na comunidade artesã. O objetivo desse trabalho foi analisar esses trabalhadores por conta própria, buscando compreender melhor as características comuns e singulares de cada sujeito pesquisado com o intuito de tornar conhecida a trajetória desses trabalhadores, os desafios, condições de trabalho e perspectivas de futuro. O caráter desta pesquisa é qualitativo, do tipo descritivo-exploratório. Os instrumentos utilizados para produção da pesquisa foram 14 entrevistas semiestruturadas e observação direta e não participativa, que, posteriormente, se tornaram notas de campo realizadas entre 2018 e 2019. A análise do material empírico foi construída por meio de quatro dimensões observadas durante o trabalho de campo: a) surgimento de um novo negócio: justificativa e motivações, b) condição de trabalho, c) práticas de gestão, e d) perspectivas de futuro de sua trajetória ocupacional e de seu negócio. A pesquisa permitiu conhecer melhor o trabalhador por conta própria na sua condição de proprietário e empregado de si mesmo. Espera-se que esse estudo possa dar subsídios a instituições de fomento, a fim de viabilizar ações que auxiliem os sujeitos estudados a gerirem seus negócios, contornando as tensões existentes na atualidade. Uma vez que estes não estão totalmente à margem dos impactos mercadológicos, espera-se também que o presente trabalho possa ser considerado uma contribuição ao avanço dos estudos organizacionais no Brasil, sendo possível estudar, em outras localidades, negócios semelhantes a estes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42486
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

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