Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42469

Compartilhe esta página

Título: O papel do foco regulatório e o efeito do distanciamento psicológico na propensão ao endividamento do consumidor de baixa renda.
Autor(es): CAMPOS, Patrícia de Oliveira
Palavras-chave: Consumo (Economia); Pobres como consumidores; Dívidas pessoais - Aspectos psicológicos; Comportamento do consumidor
Data do documento: 13-Dez-2019
Citação: CAMPOS, Patrícia de Oliveira. O papel do foco regulatório e o efeito do distanciamento psicológico na propensão ao endividamento do consumidor de baixa renda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este estudo teve como objetivo analisar a influência do foco regulatório e do distanciamento psicológico na propensão ao endividamento de consumidores de baixa renda. Os consumidores de baixa renda compuseram a amostra de análise por serem, conforme abordam diversos estudos, os mais propensos a esta situação negativa. Para isto, utilizou-se de uma abordagem quantitativa, mais especificamente do uso de experimentos, desenho 2 (foco regulatório: promoção vs. prevenção) x 2 (distanciamento psicológico: alto vs. baixo) between subject para analisar a influência dos aspectos psicológicos no comportamento desses consumidores. Uma das principais contribuições desse estudo é um resultado contra-intuitivo, pois os indivíduos de baixa renda com foco em promoção não estão mais propensos ao endividamento do que os indivíduos com foco em prevenção e que a relação entre foco regulatório e distanciamento psicológico não apresentaram níveis significativos de influência na propensão ao endividamento. Conclui-se que apesar das características idiossincráticas de cada grupo estudado (promoção e prevenção) não há uma sobreposição de um em detrimento do outro com relação à propensão ao endividamento. Assim, como principal implicação desse estudo, destaca-se a necessidade de políticas públicas direcionadas a este público que se encontram em uma situação de alta vulnerabilidade, principalmente, por meio da conscientização para ressignificar o comportamento em relação a atitude financeira, compra compulsiva e valoração do dinheiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42469
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMPOS, Patrícia de Oliveira.pdf865,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons