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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42464

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Título: Abstração ludoficcional : a simplificação nos mundos ficcionais do videogame
Autor(es): SILVEIRA, Rowan Henrique Sarmento
Palavras-chave: Planejamento e Contextualização de Artefatos; Abstração; Mundos ficcionais; Game design; Representação Gráfica
Data do documento: 22-Out-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVEIRA, Rowan Henrique Sarmento. Abstração ludoficcional: a simplificação nos mundos ficcionais do videogame. 2021. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar a ação da abstração sobre mundos ficcionais no videogame (ou mundos ludoficcionais), levando em conta seus principais elementos estruturantes, a saber, personagens, ambientações e menus e HUDs. Fenômeno de simplificação em representações, a abstração é inerente aos jogos digitais, atuando sobre sua aparência e comportamento para compor uma simulação interativa. Parte-se da hipótese, confirmada ao longo da pesquisa, de que a abstração não só permite racionalizar os recursos produtivos de um jogo, mas também exercer um apelo estilístico passadista e experimental, revelando imperativa sua apropriação para o desenvolvimento de produções contemporâneas. A investigação se dá mediante uma pesquisa bibliográfica e casos representativos pontuais, com base na tríade teórica do design, das artes visuais e da comunicação. Para tanto, divide-se em três etapas: (1) a exploração inicial de conceitos, visando a formar as bases para a discussão; (2) a discussão teórica, visando a apresentar artifícios configurativos da abstração; e (3) um estudo de caso extensivo, capaz de ilustrar em um único jogo a atuação da abstração e seus artifícios de otimização. Como resultado, a investigação foi exitosa em evidenciar especificidades de mundos ludoficcionais simplificados, expondo artifícios configurativos capazes de contorná-las ou intensificá-las — como o efeito binóculos e os descritores narrativos —, bem como revelando o apelo ainda atual do jogo abstraído.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42464
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

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