Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42458

Compartilhe esta página

Título: Utilização de tomografia computadorizada de raios x na estimativa de densidade e porosidade de calcários laminados da formação crato
Autor(es): GONÇALVES, Frederico Veiga Ribeiro
Palavras-chave: Energia nuclear; Tomografia computadorizada de raios x; Rochas calcárias; Densidade; Porosidade
Data do documento: 19-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GONÇALVES, Frederico Veiga Ribeiro. Utilização de tomografia computadorizada de raios x na estimativa de densidade e porosidade de calcários laminados da formação crato. 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Nas últimas décadas têm se buscado formas mais rápidas e econômicas de se obter parâmetros de rochas reservatório para a prospecção e produção de hidrocarbonetos. Um dos métodos que tem se destacado é a Microtomografia de Raios X (μTC), o qual apresenta alguns desafios, como a interpretação de imagens, caracterização de propriedades abaixo da resolução do tomográfo e comparação de resultados, uma vez que essa técnica admite uma grande variabilidade de configurações. Devido às dificuldades inerentes à obtenção de amostras de reservatórios reais pode-se utilizar rochas de afloramentos, a exemplo dos Laminitos Calcários da Formação Crato que são considerados análogos à Formação Barra Velha, que compõe parte dos reservatórios do Pré-sal brasileiros. Este trabalho objetificou verificar a viabilidade do uso de μTC para a caracterização da densidade e porosidade de Laminitos calcários da Formação Crato e os efeitos da laminação milimétrica na distribuição destas propriedades. De forma a facilitar a interpretação e dar repetibilidade ao método, as imagens tomográficas provenientes das rochas analisadas foram comparadas com valores de calibração obtidos para o mineral Calcita, principal constituinte desta litologia. Foi possível constatar a viabilidade da técnica de μTC na caracterização das rochas estudadas, e foi observada a influência das laminações na distribuição de propriedades em todas as amostras, havendo laminas com maior concentração de porosidade. Os valores de densidade e porosidade de duas das análises foram condizentes com os valores de referência, foi inferido que a falta de acurácia nos valores obtidos para uma das amostras foi devido à presença de heterogeneidades em sua composição, contudo ainda foi possível uma análise qualitativa dos resultados, foi confirmada a necessidade de compreender a mineralogia das rochas e obter valores de calibração correspondentes. Foi verificado que a etapa de calibração permite comparar resultados obtidos em diferentes configurações e tomógrafos, fornecendo confiabilidade e repetibilidade ao método.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42458
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Frederico Veiga Ribeiro Gonçalves.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons