Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42301

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorBARBOSA, Renata Nelly Pereira-
dc.date.accessioned2021-12-17T16:36:11Z-
dc.date.available2021-12-17T16:36:11Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.date.submitted2021-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42301-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a vivência de uma discente de Educação Física com o grupo de extensão e pesquisa pensar fora da caixa vinculado a Universidade Federal de Pernambuco Campus Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, no qual tem como foco de mostrar como os movimentos culturais dentro da universidade são de extrema importância e relevância para os seus usuários. Partindo assim, de uma abordagem etnográfica. Souza (2020), buscou-se tratar o estudo autoetnográfico como linha de pesquisa de relevante importância para o meio acadêmico. Rangel (2002), Sampaio (1998), Silva (2011), entre outros trazem a expressão artística em qualquer âmbito como uma forma de popularização histórica do movimento artístico independente da área da atuação. Após um apanhado de todas as memorias foi projetado uma linha do tempo para trazer a evolução de todos os integrantes do grupo e suas particularidades. Dessa forma acreditamos que os movimentos culturais trabalhados de forma crítica e reflexiva no processo ensino aprendizagem se torna uma importante ferramenta de transformação social, pois permite a transmissão de sentimento, emoções e afetividade.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCultura e educaçãopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.titleArte, dança e o trabalho coletivo: uma experiência formativa de um espetáculo includentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7910695727826643pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxThis final paper addresses the experience of a Physical Education student along with the Reseach Extension Group “Pensar Fora da Caixa” linked to the Federal University of Pernambuco (Campus Academic: Center of Vitória de Santo Antão), in which it focuses on showing how cultural movements within the university are extremely important and relevant for its users. Thereby, starting from an ethnographic approach. Souza (2020), treating the self-ethnographic study as a line of research of relevant importance for the academic environment. Rangel (2002), Sampaio (1998), Silva (2011), among others, bringing artistic expression in any scope as a form of historical popularization of the artistic movement regardless of the area of performance. After an overview of all the memories, a timeline was designed to show the evolution of all members of the group and their particularities. therefore, we believe that cultural movements conducted in a critical and reflective way in the teaching-learning process becomes an important tool for social transformation, as it allows the transmission of feeling, emotions and affectivity.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barbosa, Renata Nelly Pereira.pdfBarbosa, Renata Nelly Pereira.2,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons