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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMATOS, Rhowena Jane Barbosa de-
dc.contributor.authorSANTANA, Flávio Henrique de-
dc.date.accessioned2021-12-17T16:18:11Z-
dc.date.available2021-12-17T16:18:11Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.date.submitted2021-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42296-
dc.description.abstractProblemas relacionados ao sono na infância podem predizer distúrbios emocionais e comportamentais posteriores, como ansiedade. Investigar a relação da sonolência sobre os sintomas de ansiedade ao longo do semestre escolar em crianças matriculadas na Escola Municipal Mariana Amália, localizada no município de Vitória de Santo Antão - Pernambuco. Foram avaliadas crianças de 9 a 11 anos e 11 meses de idade, de ambos os sexos, sem distúrbios do sono, deficiência física e distúrbios cognitivos (n = 88). Para a análise do humor, foi utilizado o Inventário de Ansiedade Traço- Estado. A avaliação subjetiva do sono foi realizada por meio da Escala de Sonolência de Epworth e o Questionário de Matutinidade e Vespertinidade de Horne & Ostberg (QMV-HO). Os questionários foram aplicados no período da manhã, no início (P1) e no final (P2) do semestre letivo, com exceção do QMV-HO. Para análise de dados, foi utilizado o teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov, utilizou-se teste t de Student para comparação entre dois grupos, para múltiplas comparações utilizou-se ANOVA e para correlação, o teste de Spearman, considerando p<0,05. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da UFPE (número: 26612919.9.0000.5208). No início do semestre, verificou-se que 23% das crianças apresentaram sonolência dentro da normalidade, 38% moderada, 38% anormal e 1% ruim. No final do semestre, houve alteração do percentual, com 59% apresentando nível anormal de sonolência. 59% das crianças foram classificadas com traço moderado e 19%, elevado de ansiedade no P1; enquanto no P2 predominou o traço moderado (63%). No estado de ansiedade, 48% das crianças tiveram classificação moderada e 15%, alta no P1; enquanto no P2, mais crianças foram classificadas com estado de ansiedade moderado (74%). Ao realizar a comparação considerando idade e sexo, não houve significância para os aspectos da ansiedade (p>0,05). Já a correlação entre sonolência e estado de ansiedade no período 1 (r=0,16; p=0,21), foi insuficiente, bem como no período 2 (r=0,34; p=0,01). Houve baixa correlação entre sonolência e os traços de ansiedade no período 1, contanto a correlação foi moderada no período 2 (r=0,48; p<0,001). Nos aspectos positivos e negativos a correlação da sonolência e o traço e estado de ansiedade apresentaram-se com correlação de baixa a moderada. Os dados revelam que os alunos avaliados apresentam anormalidade na sonolência diurna no final do semestre letivo e tais alterações podem piorar o traço de ansiedade nas crianças avaliadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.format.extent53 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSono - criançaspt_BR
dc.subjectAnsiedade - criançaspt_BR
dc.subjectTranstornos fóbicospt_BR
dc.titleA influência da sonolência sobre os sintomas de ansiedade em escolares de 9 a 11 anospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDAVID, Mírian Celly Medeiros Miranda-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2000729322422034pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766691H6pt_BR
dc.description.abstractxProblems related to childhood sleep can predict later emotional and behavioral disorders, such as anxiety. Aim: To investigate the relationship between sleepiness and anxiety symptoms during the school semester in children enrolled at the Municipal School Mariana Amália, located in the municipality of Vitória de Santo Antão - Pernambuco. Children aged 9 to 11 years and 11 months of age, of both sexes, without sleep disorders, physical disabilities, or cognitive disorders (n = 88) were evaluated. As for mood analysis, the State-Trait Anxiety Inventory was used. The subjective sleep assessment was performed using the Epworth Sleepiness Scale and the Horne & Ostberg Morningness-Eveningness Questionnaire (MEQ-HO). The questionnaires were applied in the morning, at the beginning (P1) and at the end (P2) of the academic semester, except the MEQ-HO. For data analysis, the Kolmogorov-Smirnov normality test was used; Student's t-test was used for comparison between two groups; ANOVA was used for multiple comparisons; and the Spearman test for correlation, considering p<0.05. The project was approved by the UFPE Ethics Committee (number: 26612919.9.0000.5208). At the beginning of the semester, it was found that 23% of the children had normal sleepiness, 38% moderate, 38% abnormal and 1% bad sleepiness. At the end of the semester, there was a change in the percentage, with 59% presenting an abnormal level of sleepiness. 59% of the children were classified as having a moderate anxiety trait and 19% with a high trait in P1; while in P2 the moderate trait predominated (63%). Regarding the state of anxiety, 48% of the children had a moderate classification and 15% had a high state of anxiety in P1; while in P2, more children were classified as having a moderate state of anxiety (74%). When performing the comparison considering age and sex, there was no significance for the aspects of anxiety (p>0.05). The correlation between sleepiness and anxiety state in period 1 (r = 0.16; p = 0.21) was insufficient, as well as in period 2 (r = 0.34; p = 0.01). There was a low correlation between sleepiness and anxiety trait in period 1; however, the correlation was moderate in period 2 (r = 0.48; p <0.001). In the positive and negative aspects, the correlation between sleepiness and the trait and state of anxiety showed a low to moderate correlation. The data reveal that the evaluated students presented an abnormality in daytime sleepiness at the end of the school semester and such changes may worsen the anxiety trait in the evaluated children.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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