Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42171

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS, Mariana Boulitreau Siqueira Campos-
dc.contributor.authorFREITAS, Jeniffer Martins de-
dc.date.accessioned2021-12-13T18:33:22Z-
dc.date.available2021-12-13T18:33:22Z-
dc.date.issued2019-11-12-
dc.date.submitted2021-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42171-
dc.description.abstractAgregando uma série de momentos intimamente relacionados a mudanças que vão além do biológico e abraçando também transformações sociais e psicológicas, os processos de gestação, parto e puerpério possuem suas particularidades em distintas épocas e sociedades. Em resposta aos avanços crescentes da ciência e medicina, a hegemonia na assistência à parturiente passou a ser entregue à figura do médico dentro do ambiente hospitalar, deixando de lado a perspectiva quando imperava a tradição empírica e a chegada de uma nova vida no ambiente domiciliar com o auxílio de familiares e outras mulheres já experientes. Doula, do grego, “mulher que serve”, é uma figura ativa no momento do parto há séculos, de modo que relatos apontam sua presença desde o século XVII. Responsável por prestar assistência não apenas física, mas também emocional à parturiente, a doula acabou por tornar-se nos dias de hoje mais uma protagonista dentro das estratégias de humanização do parto criadas pelo Ministério da Saúde. Assim sendo, este trabalho possui como objetivo verificar o conhecimento e práticas de doulagem de comunitários no entorno de uma universidade pública para atuação junto a mulheres gestantes antes e após a intervenção educativa intitulada “Bem Nascer”, alicerçada no conhecimento coletivo e norteada pelos princípios da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Objetiva-se, portanto, apresentar a figura da doula enquanto pilar para uma assistência obstétrica mais segura e humanizada, dentro de seu papel de orientar e assistir mulheres de maneira integral durante todo o período de gestação, parto e puerpério. De semelhante forma, espera-se que as percepções a respeito de direitos sexuais, reprodutivos, Rede Cegonha e violência obstétrica sejam melhoradas, evidenciando uma catarse de empoderamento dos participantes.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDoulaspt_BR
dc.subjectParto humanizadopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleBem-nascer: intervenções educativas sobre doulagem como estratégia de humanização no sistema único de saúdept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTA, Raphael Henrique Gomes da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1658110369075255pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1383731950534662pt_BR
dc.description.abstractxAggregating a series of moments closely related to changes that go beyond the biological and also embracing social and psychological transformations, the processes of pregnancy, childbirth and postpartum have their particularities in different times and societies. In response to the increasing advances in science and medicine, hegemony in parturient care was handed over to the doctor within the hospital setting, leaving aside the perspective when the empirical tradition and the arrival of a new life in the home environment prevailed. the help of relatives and other experienced women. Doula, from the Greek, "serving woman," has been an active figure at the time of childbirth for centuries, so reports point to her presence since the seventeenth century. Responsible for providing not only physical but also emotional assistance to the parturient, the doula has become nowadays a protagonist within the strategies of humanization of childbirth created by the Ministry of Health. Therefore, this work aims to verify the knowledge and practices of community doulage around a public university to work with pregnant women before and after the educational intervention entitled "Well Born", based on collective knowledge and guided by the principles of the National Policy of Popular Education in Health within the Unified Health System (PNEPS-SUS). Therefore, the objective is to present the figure of doula as a pillar for a safer and more humanized obstetric care, within its role of guiding and assisting women in full during the entire period of pregnancy, childbirth and the puerperium. Similarly, perceptions about sexual, reproductive rights, Stork Network and obstetric violence are expected to be improved, highlighting a catharsis of empowerment of participants.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagempt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2607580152837873pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FREITAS, JENIFFER MARTINS DE (1).pdf1,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons