Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42086

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDANTAS, Benedito Medrado-
dc.contributor.authorBRANDÃO, Daniel Coelho Silva-
dc.date.accessioned2021-12-10T13:53:05Z-
dc.date.available2021-12-10T13:53:05Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Daniel Coelho Silva. “Nada sobre a gente sem a gente” : narrativas de pessoas trans* sobre suas experiências na formação em Psicologia. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42086-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve o objetivo de analisar narrativas de pessoas trans* sobre suas experiências no curso de formação em psicologia. Inicialmente, para aproximação ao campo-tema e para fundamentar as discussões traçadas na pesquisa, realizamos revisão sistemática da literatura em bases de dados on-line de periódicos e de teses/dissertações. Essa busca resultou em nove textos, que foram organizados em dois eixos temáticos: 1) experiências trans* em instituições de ensino; e 2) debate de gênero e sexualidade na formação em psicologia. Nossa base teórico-metodológica foi orientada por uma leitura psicossocial qualitativa e, como orientação epistemológica, ética e política, adotamos o transfeminismo na interface com o construcionismo social. Compreendemos experiência como uma prática discursiva que se constitui e é constituída por (e sobre) sujeitos. Isso implica levar em consideração sua historicidade, numa dimensão performática, e seu caráter coletivo. Como caminho metodológico, escolhemos as entrevistas narrativas. Como critérios de inclusão, definimos: 1) ser uma pessoa que se autodeclara enquanto pessoa trans*; 2) estar matriculada/o no curso de graduação em psicologia ou estar finalizando o curso há no máximo um ano; 3) assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a delimitação desses critérios, encontramos sete interlocutoras/es que participaram da pesquisa, com as/os quais dialogamos, e, a partir dos encontros, coproduzimos narrativas sobre a experiência de ser/estar estudante de psicologia. Buscamos fazer uma costura entre as narrativas coproduzidas e os deslocamentos gerados a partir delas na interface com a literatura. Para tanto, organizamos nossa discussão em três eixos de análise: 1) produção de sentidos sobre psicologia: um campo de tensão e possibilidades; 2) repertórios sobre identidade de gênero: a urgência da cisgeneridade como categoria de análise; e 3) produções discursivas negociadas e estratégias de permanência: fronteiras e produção de vida. Por fim, apresentamos algumas inconclusões com o intuito de indicar limites e potencialidades deste estudo, como também arrolar questões que podem servir de alimento para outras pesquisas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectTransexualidadept_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.title“Nada sobre a gente sem a gente” : narrativas de pessoas trans* sobre suas experiências na formação em Psicologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2151253554103506pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3188365001747186pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze narratives of trans* people about experiences in the undergraduate course in psychology. Initially, to approach the field-theme and to ground the discussions outlined in the research, we conducted a systematic literature review in online databases of journals and theses/dissertations. This search resulted in nine texts, which were organized into two thematic axes: 1) trans* experiences in educational institutions; 2) debate on gender and sexuality in psychology training. Our theoretical-methodological basis was guided by a qualitative psychosocial reading and as epistemological, ethical and political orientation the transfeminism, at the interface with social constructionism. We understand experience as a discursive practice, which is constituted and constituted by (and about) subjects. This implies taking into account its historicity, in a performative dimension and its collective character. As a methodological way we chose the narrative interviews. As inclusion criteria we defined: 1) to be a person who declares himself/herself as a trans* person; 2) to be enrolled in the undergraduate course in psychology or who had finished the course at most one year ago; 3) to sign the Term of Consent. We dialogued with seven interlocutors and, from the interview, we co-produced narratives about the experience of being a psychology student. We seek to make a seam between the narratives co-produced and the dislocations generated from them at the interface with literature. To this end, we organized our discussion in three axes of analysis: 1) Sense production about psychology: a field of tension and possibilities; 2) Repertoires about gender identity: the urgency of cisgenerity as a category of analysis; 3) Negotiated discursive productions and permanence strategies: borders and life production. Finally, we present some inconclusions in order to indicate limits and potentialities of this study, as well as to list issues that may serve as food for further research.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Daniel Coelho Silva Brandão.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons