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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41981
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Título: | Metodologia para avaliação dos aspectos ambientais em obras de loteamento urbano na fase de pré-construção |
Autor(es): | ARAUJO, Adolpho Guido de |
Palavras-chave: | Engenharia Civil; Desenvolvimento urbano; Construção civil; Métodos quantitativos; Gestão ambiental; Sustentabilidade |
Data do documento: | 29-Set-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ARAUJO, Adolpho Guido de. Metodologia para avaliação dos aspectos ambientais em obras de loteamento urbano na fase de pré-construção. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Este estudo teve por objetivo desenvolver uma metodologia de avaliação dos aspectos ambientais nas atividades de infraestrutura urbana na fase de pré- construção. A metodologia do estudo foi desenvolvida em três fases: revisão sistemática da literatura, elaboração do método de avaliação ambiental e aplicação do método. Na primeira fase foram investigados os conceitos: sustentabilidade e construção civil, métodos de avaliação ambiental, normas/regulamentos de gestão ambiental e métodos de identificação de fatores causais. Na segunda fase, foi elaborado um método para quantificação de dez aspectos ambientais utilizando os critérios duração e severidade através de uma operação matricial. Com base na quantificação do critério severidade, foi desenvolvido outro método para identificar as causas dos aspectos ambientais. Por fim, a terceira fase foi destinada a aplicação em três projetos de loteamento urbano como exemplo. As atividades construtivas avaliadas foram Terraplenagem, Sistema de drenagem pluvial, Sistema de abastecimento de água potável, Sistema de energia elétrica, Pavimentação e Meio- fio. Dez aspectos ambientais foram selecionados com base na capacidade de quantificação e na possibilidade de ocorrência no caso real. Os aspectos ambientais foram calculados através do critério de severidade, utilizando fórmulas aplicáveis especificamente a cada aspecto ambiental, para eliminar assim a subjetividade do julgamento, em seguida transformados para uma escala adimensional e inseridos no modelo matricial. A terraplenagem teve o maior impacto ambiental com escala máxima (cinco) em sete aspectos ambientais e a emissão de gases do efeito estufa foi o aspecto ambiental de maior pontuação nos projetos A e C, bem como foi o segundo de maior pontuação no projeto B. Os fatores causadores dos aspectos ambientais foram identificados e distribuídos em quatro categorias: máquinas; materiais; métodos e fatores ambientais. A aplicação da metodologia beneficia engenheiros, empresas construtoras e pesquisadores no âmbito da sustentabilidade e construção civil. Pela primeira vez, contribuições foram direcionadas aos projetos urbanísticos para uma avaliação ambiental de forma objetiva na fase pré-construção. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41981 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
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